Prefeitura de Eusébio mantém serviço de coleta seletiva apesar do período de isolamento social devido ao coronavírus

quinta-feira | 02/04/2020

A Prefeitura de Eusébio, através da Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA), mantém o serviço de coleta seletiva funcionando normalmente, mesmo diante do decreto de isolamento social. O setor é considerado essencial e possibilita que a cidade seja mantida limpa e em ordem, evitando assim a proliferação de outras doenças, ou aparecimento de insetos e roedores.

Segundo o presidente da AMMA, Túlio Studart, o órgão vem tomando todas as medidas para manter a segurança dos catadores e trabalhadores da coleta. “Todos estão utilizando EPIs, como máscaras, luvas e camisas de manga comprida, calça e sapato fechado. A cada 30 minutos recomendamos que higienizem as mãos para que mantenham o trabalho de forma segura”, detalha. Ele observa que os catadores de 60 anos ou mais foram liberados do serviço, como também aqueles que estão no grupo de risco ou que apresentaramalgum problema de saúde.

A Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos de Eusébio, de acordo com a Coordenadora de Educação Ambiental, Stela Barros, é a primeira do Norte e Nordeste que realiza a coleta porta a porta, diferentemente de outras cidades que contam com Ecopontos. “Isso traz mais comodidade e tranquilidade aos moradores que não precisam se deslocar de suas casas para fazer o descarte, principalmente no atual momento, que devemos manter o isolamento social”, diz.

A coordenadora da Coleta Seletiva, Jaíres Lima, observa que desde dezembro do ano passado que a Coleta Seletiva de Eusébio atingiu 100% dos bairros da cidade e é realizada por três caminhões diariamente seguindo um calendário nos dois turnos. “Cada localidade é visitada uma vez por semana, evitando a aglomeração. Recomendamos aos moradores que continuem colocando os resíduos recicláveis fora de casa somente nos dias de coleta. Isso facilita o trabalho e evita que o material seja espalhado nas ruas,” argumenta.