Prefeitura e Ultragaz lançam campanha para reciclagem de óleo de cozinha

segunda-feira | 17/11/2014

A Prefeitura de Eusébio, através da Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA), em parceria com a Empresa Ultragaz, lançou nesta segunda-feira (17), na Escola de Ensino Fundamental Izídio José Campina, no bairro Tamatanduba, a campanha “Junte Óleo”. O objetivo é que a cada dois litros de óleo usado recolhido possa ser trocado por duas barracas de sabão ecológico. A ação tem como objetivo reduzir a emissão de óleo na natureza.

A Campanha é realizada em parceria com Soya Recicla e Instituto Triângulo e conta com o apoio do Departamento de Educação Ambiental da AMMA. A representante da Ultragaz no Eusébio, Denise Pedrassani, destacou que a Escola Izídio José Campina foi escolhida para iniciar o “projeto piloto” da campanha no Eusébio pelo envolvimento dos alunos em outros projetos ambientais e caso haja resultado, o projeto será expandido para as demais escolas do município.

Ela lançou um desafio para os alunos realizarem um trabalho de pesquisa sobre os danos que o óleo causa a natureza. “Os 16 melhores trabalhos ganharão um kit escolar e entre eles será sorteado um tablet”, afirmou. A coordenadora do Setor de Educação Ambiental da AMMA, Stela Barros afirmou que a Prefeitura de Eusébio, através da AMMA acolheu de braços abertos essa idéia, que segundo ela, poderá colocar o município na vanguarda na reciclagem total do óleo de cozinha, que é um dos maiores poluentes da natureza. Segundo ela, um litro de óleo pode poluir 1 milhão de litros de água.

Durante o evento, Denise Pedrassani fez uma dinâmica com os alunos de perguntas e respostas com distribuição de brindes para cada resposta certa. Cada aluno recebeu um funil, que será utilizado para a coleta do óleo de cozinha usado em suas casas.

O Prefeito Júnior observa que ações como esta são muito bem vindas e parabeniza a Ultragaz por esse esforço de responsabilidade social ao trazer para o município esse projeto, que acima de tudo é também educativo e de formação de cidadania.