Prefeitura lança Programa de Residência Multiprofissional

sexta-feira | 06/06/2014

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Saúde, realiza na segunda-feira dia 9, uma audiência pública na Câmara Municipal, para a prestação de contas das ações realizadas pela pasta no primeiro quadriênio de 2014, que será apresentada pelo secretário Mário Lúcio, em conformidade com a Lei Complementar 141/2012. Ele também lançará o Programa de Residencia Multiprofissional, que receberá residentes para formação nas unidades de saúde da cidade.

Durante a audiência, serão recepcionados os quinze profissionais residentes em estratégia de Saúde Mental e da Família, que farão parte da primeira turma do projeto, que terá duração de dois anos. O Programa de Residência Multiprofissional é resultado de um convênio entre a gestão municipal e a Escola de Saúde Pública do Ceará.

Instituída pelo Decreto nº 80.281, de 5 de setembro de 1977, a residência multiprofissional é uma modalidade de ensino de pós-graduação, sob a forma de curso de especialização. Segundo o secretário de Saúde do Eusébio, Mário Lúcio, a residência funcionará em instituições de saúde, sob a orientação de profissionais do município com qualificação ética e profissional. “Serão cinco profissionais em saúde mental (terapeuta ocupacional, psicólogo, assistente social, educador físico e enfermeiro) e dez em Saúde da Família”, observa.

Os profissionais em saúde mental, segundo o secretário Mário Lúcio, ficarão lotados inicialmente no Centro de Atenção Psicossocial Geral (CAPS) do Eusébio, e posteriormente farão um rodízio no Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS AD).

Durante a audiência pública será apresentado um vídeo institucional sobre o município e posteriormente a apresentação do secretário de Saúde, Mário Lúcio, que aproveitará oportunidade para apresentar aos vereadores um relatório detalhado referente ao quadrimestre anterior, que trará o montante e fonte dos recursos aplicados no período; auditorias realizadas ou em fase de execução no período e suas recomendações e determinações; oferta e produção de serviços públicos na rede assistencial própria, contratada e conveniada, cotejando esses dados com os indicadores de saúde da população em seu âmbito de atuação.

No período da tarde, os profissionais farão uma “city tour” na cidade. O Prefeito Júnior o destaca a importância desse convênio com a Escola de Saúde Pública para o município. “Temos um sistema integrado e completo desde o atendimento básico até as unidades especializadas. Com certeza essa oportunidade será enriquecedora tanto para os profissionais que estão chegando, como também para nosso município e, só quem tem a ganhar é a população”, destaca o gestor.