Secretaria de Desenvolvimento Social de Eusébio atendeu 9.361 famílias através do Programa de Atenção Integral à Família em 2021

terça-feira | 31/05/2022
O programa é realizando nos CRAS do município (Foto: PME/Arquivo)

A Secretaria de Desenvolvimento Social de Eusébio (SDS) é responsável pelo Programa de Atenção Integral à Família (PAIF) que é ofertado nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). O programa, que no ano de 2021 atendeu 9.361 famílias, oferta ações socioassistenciais de prestação continuada, por meio do trabalho social com famílias em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de prevenir o rompimento dos vínculos familiares e a violência no âmbito de suas relações, garantindo o direito à convivência familiar e comunitária.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Social de Eusébio, Samara Cordeiro, os CRAS da Sede, Jabuti e Mangabeira realizam o encaminhamento e acompanhamento para benefícios e serviços socioassistenciais ou para as demais políticas setoriais através desse programa de Proteção Social Básica. “O PAIF previne situações de risco social por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições e do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. O serviço consiste no trabalho social com famílias que tem caráter continuado e atua com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribui na melhoria de sua qualidade de vida”, ressalta.

São ações do serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família: a acolhida; oficinas com famílias; ações comunitárias; ações particularizadas e encaminhamentos. Para a Política Nacional de Assistência Social (PNAS), a família não é apenas aquela tradicional, composta por pai, mãe e filhos. Mas sim por um grupo de pessoas unidas por laços consanguíneos, afetivos e/ou de solidariedade. Ela media as relações entre sujeitos e coletivos e seu cotidiano é marcado por conflitos e desigualdades.

Quem pode ter acesso?

O PAIF é destinado às famílias em situação de risco e vulnerabilidade social, priorizando aquelas que: não têm acesso aos direitos básicos, como educação e saúde; que não possuem núcleo familiar e comunitário local; as que estão em moradia precária ou são retiradas de seu território original; as que estão sofrendo discriminação racial, cultural, de gênero, entre outros; as que vivem em áreas de extrema violência; as que estão com dificuldade em prover o sustento dos membros familiares; as que têm crianças ou adolescentes que ficam sozinhos em casa ou na rua; as que entregaram criança ou adolescente para adoção e têm familiar que possui problemas de saúde e demanda cuidados especiais.

Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, o programa é de grande importância para o atendimento em assistência social no Eusébio. Ele diz que é importante destacar que mesmo que a família se enquadre em uma situação de vulnerabilidade social, precisa concordar e ter interesse em ser atendida pelo PAIF, ou seja, não há obrigatoriedade por parte dos usuários em usufruir do serviço prestado pelo equipamento da Assistência Social.