Unidade Móvel do Hemoce recebe doações de sangue no Eusébio

segunda-feira | 24/04/2017

Os alunos do curso de assistente administrativo, promovido pela Prefeitura de Eusébio, em parceria com o Senac, conseguiram uma unidade móvel do Hemoce para receber doações de sangue no município. A unidade estará estacionada nesta terça-feira (25), das 09hs às 16hs, no Mercado Central do Eusébio. A meta é conseguir de 500 a 800 bolsas de sangue. Segundo o Hemoce, com essa doação, várias vidas serão salvas no Estado.

Para ser um doador de sangue, é necessário estar saudável, bem alimentado, ter entre 16 e 69 anos e possuir mais de 50 kg. Os menores de idade devem apresentar o termo de consentimento assinado pelos pais ou responsável legal e anexar a cópia de documento oficial com foto do representante legal. O termo de consentimento está disponível no site do Hemoce: www.hemoce.ce.gov.br. Todos os tipos sanguíneos são necessários, mas em especial os tipos O Positivo e Negativo e o A Positivo, pois são os mais comuns na população cearense.

O doador deve apresentar documento de identificação com foto, emitido por órgão oficial, sendo aceita fotocópia autenticada do documento, desde que as fotos e inscrições estejam legíveis e as imagens permitam a identificação do portador. Documentos aceitos: carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira de habilitação, carteira de identidade profissional, reservista ou passaporte.

Cerca de 45 dias após a doação, será enviado para a residência do doador o Comprovante de Doação com informações do tipo sanguíneo e resultado de exames sorológicos. Caso seja necessário esclarecimento sobre os resultados, será enviada uma carta solicitando que o doador compareça novamente ao Hemocentro para coletar uma nova amostra de sangue e receber orientações.