Prefeitura de Eusébio abre campanha Junho Branco e apresenta dados do PRV

terça-feira | 11/06/2024
Fotos; Levy Oliveira/PME

A Prefeitura de Eusébio por meio da Assessoria de Políticas Sobre Drogas abriu oficialmente nesta segunda-feira (10) a campanha Junho Branco de prevenção às drogas. Essa é a 15ª campanha de prevenção às drogas com foco na escuta para prevenir. Pela manhã, na Câmara Municipal de Eusébio, a Assessora Especial de Políticas sobre Drogas, Micheline Said falou um pouco sobre os trabalhos de prevenção e a importância de fortalecer as famílias e cuidar dos adolescentes.

“Ao longo desses 15 anos, nossa rede de atenção psicossocial foi se estendendo com a parceria de secretarias e da população e com o entendimento do que se deve fazer. Nós precisamos cuidar dos nossos adolescentes, fortalecer as famílias. Mas, precisamos além de tudo fomentar o diálogo nas famílias, precisamos cuidar das pessoas”, disse.

Na ocasião, alunos da Escola de Promoção da Vida (EPV) destacaram a importância da Escola nas suas vidas, principalmente na educação. Alguns deles já estão trabalhando e fazendo faculdade. Um deles, Caio Athur, de 18 anos, agradeceu todo o apoio da EPV e que a partir dela teve uma nova chance na vida. “A escola mudou a minha vida. Consegui um trabalho e estou melhorando cada dia mais”, disse.

Já no período da tarde, a Assessoria de Políticas sobre Drogas apresentou no auditório da Fiocruz Ceará os dados oficiais do Programa de Redução da Vulnerabilidade (PRV). A apresentação foi conduzida por Lígia Negrão, membro da equipe técnica da Assessoria de Política sobre Drogas de Eusébio. O PRV foi idealizado na Conferência Municipal de Saúde em novembro de 2021 com objetivo de realizar o levantamento situacional de Eusébio, propor políticas públicas pautadas em evidências e elaborar conjuntamente com as demais secretarias o Plano Municipal de Redução de Vulnerabilidade, válido por dez anos.

O Programa de Redução da Vulnerabilidade (PRV) foi realizado em três fases, sendo elas:
Fase I: Diagnóstico situacional e Levantamento das vulnerabilidades;
Fase II: Tratamento dos dados, planejamento participativo, estudo intersetorial, propósito das ações;
Fase III: Implementação das ações do PRV.

As pesquisas do PRV começaram pelo bairro Urucunema. Durante a pesquisa e após a aplicação do questionário, os resultados obtidos foram: 17.61 residências visitadas, 13.207 pesquisas realizadas e 30.309 pessoas na pesquisa. O questionário do PRV foi realizado pelos alunos da Escola de Promoção da Vida e pelos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de endemias. “Sem a participação dos Agentes de Endemias, dos Agentes comunitários de saúde e dos alunos da EPV a pesquisa não seria possível, eles foram muito importantes desde o início. Todos eles que participaram receberam hoje certificado de participação. A próxima fase é implementar as ações do Programa de Redução de Vulnerabilidade”, disse Micheline Said, assessora especial de Políticas sobre Drogas.

Participaram da solenidade da Fiocruz Ceará os secretários Josete Malheiro, da Saúde, Iones Ferreira, coordenador de Endemias de Eusébio, Danielle Gondim, coordenadora de Atenção Básica de Eusébio, Rejane Sales, secretária de Segurança Pública e Cidadania de Eusébio, Silvana Fujita, assessora especial de Inclusão digital de Eusébio e Lucas Machado, secretário de Desenvolvimento Social.