Rua Edmilson Pinheiro, 150, Autódromo, Eusébio - Ceará, 61760-000 | 85 3924-6780
prefeitura@eusebio.ce.gov.br

Notícias

Alunos do Namme Eusébio participam do Projeto Mar 21 na praia do Mucuripe

segunda-feira | 18/11/2024
Fotos: Divulgação.

Alunos do Namme participaram no sábado (9) de uma manhã de lazer esportivo através do Projeto Mar 21, idealizado pelo Ceará Sup Club. O Projeto Mar21, tem como objetivo promover a inclusão e conscientização sobre a Trissomia do Cromossomo 21 (T21), mais conhecida como Síndrome de Down. A iniciativa contou com 40 participantes com T21, sendo 4 do Namme Eusébio. As famílias dos participantes também vivenciaram a primeira prática de esportes náuticos dos filhos, como stand up paddle e caiaque na Ceará Sup Clube durante as atividades do projeto.

Elieuda do Vale, coordenadora do Namme Eusébio reforça que essas atividades são de grande importância para os alunos do Namme. “Atividades como essas fora do âmbito escolar, fora de casa só faz com que os meninos tenham mais capacidade de vivência social conhecendo mais os seus limites. Ficamos feliz de nossos alunos participando do Mar 21”, disse.

As atividades realizadas no projeto se concentraram no desenvolvimento do equilíbrio, do tônus muscular e da força, aspectos essenciais para o aprimoramento da percepção corporal e o aumento da autoestima. As vivências do Mar21 são realizadas de maneira individualizada, com foco no trabalho em grupo, incentivando o companheirismo e a construção de laços entre os participantes. O projeto conta com um programa contínuo ao longo de 12 meses, com duas vivências por mês, para pessoas com idade mínima de seis anos.

Ticiana Moreira, coordenadora do Projeto Mar21 destaca a importância da prática esportiva para pessoas com T21. “Estamos dando um passo importante rumo à construção de uma sociedade mais inclusiva e solidária, onde todos, independentemente das suas diferenças, possam desfrutar de atividades saudáveis e transformadoras. O Projeto Mar21 é uma iniciativa da Ceará Sup Club, aprovado pelo Governo do Estado do Ceará com o apoio da Enel e também com o apoio do Coletivo Humanáuticos”, destacou.