Notícias
Eusébio atinge percentual de 92.6% de alunos alfabetizados, segundo o MEC
O Eusébio ultrapassou a média do Estado do Ceará com relação ao percentual de alunos alfabetizados ao final do ano do Ensino Fundamental em 2023. O resultado foi divulgado na última terça-feira, 28 de maio, pelo Ministério da Educação (MEC), através do 1º Relatório de Resultados do Indicador Criança Alfabetizada. De acordo com esses dados, o município de Eusébio atingiu 92,6% de estudantes alfabetizados ultrapassando a média do estado Ceará que foi de 85% e meta projetada para o município em 2030.
Segundo o secretário de Educação de Eusébio, Júlio César Alexandre, o Governo Federal criou o programa criança alfabetizada através do Ministério da Educação, que é desenvolvido em todos os municípios, pois a educação é fundante no processo de escolarização dos alunos. “Quem estiver alfabetizado, poderá seguir com sucesso os anos de escolaridade posteriores. Então, o Governo Federal fez uma parceria com os estados, aonde cada estado desenvolve uma parceria com seus municípios, autorizando as suas avaliações e lá nessa avaliação ele cria uma métrica de alfabetização para todos os municípios, ou seja, quais habilidades e competências que caracterizam o processo de alfabetização”, pontua.
Julio César observa que os estados desenvolveram essas avaliações, e aqui no caso do Estado do Ceará, foi através do Spaece, que agora foi divulgado. “O Ministério da Educação instituiu uma meta até 2030 de um percentual de 80% de alunos alfabetizados no país. O Estado do Ceará, já agora em 2024 alcançou 85% de alunos alfabetizados, acima da média que é para alcançar até 2030 e foi o Estado com melhor resultado entre todos os Estados brasileiros. No caso do Eusébio nós alcançamos 92,6% dos alunos alfabetizados, acima da media do Estado do Ceará, que é o melhor resultado do país, então está de parabéns a gestão do Dr. Acilon Gonçalves, está de parabéns todos os profissionais da educação, das escolas, da Secretaria de Educação porque nós estamos fazendo a coisa certa. Estamos alfabetizando bem para que esses alunos tenham a garantia de boas aprendizagens no processo de escolarização das séries seguintes”, frisou.