Pescadores de Eusébio recebem kits do Programa FortPesca

terça-feira | 21/11/2023
Fotos: Levy Oliveira/PME

Os pescadores do município de Eusébio receberam nesta terça-feira (21) o Kit pesca do Programa FortPesca, idealizado pela Secretaria da Pesca e Aquicultura do Ceará. A meta do Programa é atender a todos os municípios cearenses. A entrega foi realizada às na Colônia Z-28 às margens do Rio Pacoti, no bairro Mangabeira.

Ao todo foram entregues 60 kits contendo itens como colete salva-vidas, chapéu, protetor solar, camisa manga longa, garrafa térmica, linha nylon, chumbada, anzóis entre outros. O material recebido nesta terça-feira ajudará os pescadores de Eusébio na sua rotina diária de trabalho.

O Prefeito de Eusébio Acilon Gonçalves durante a entrega comunicou aos pescadores sobre o complemento do defeso. “Nós vamos municiar a Secretaria de Pesca para que possamos dar vida tanto ao Rio Pacoti como a lagoa da Precabura. Nós queremos ver essa beleza de volta. Esse Rio pode ser usado pelo povo daqui para pescar, passear, contemplar a natureza no final de tarde. Quero aproveitar a ocasião, e comunicar a vocês pescadores que para quem tem o complemento do defeso a receber, em dezembro sairá uma cota do pagamento e em janeiro e fevereiro as outras duas cotas. Queremos agradecer à secretaria pela entrega dos kits para os nossos pescadores”, disse.

Oriel Filho, secretário de Pesca e Aquicultura do Ceará “Viemos trazer esse benefício para vocês, que é entregar dos kits do Fortpesca. Estamos também idealizando um projeto de kits para marisqueiras do Ceará, que em breve falaremos. Estamos felizes em realizar mais uma entrega de kits para pescadores do Ceará. A secretaria de Pesca foi idealizada para que a gente possa atender a classe de vocês”, destacou.

Pedro Oliveira, Presidente da Federação das Colônias de Pescadores do Estado do Ceará reforçou a importância dos pescadores de formalizarem a filiação na Colônia de pescadores e assim terem todos os direitos pertinentes a categoria. Já o presidente da Colônia de Pescadores de Eusébio, Sílvio Célio agradeceu a presença de todos os pescadores e marisqueiras e das autoridades. “Agradeço a presença de todos vocês aqui e fico feliz por essa oportunidade deles de receberem os kits e estamos batalhando agora pela cozinha da colônia para ser utilizada por todos”, disse.