Secretaria de Educação

A Secretaria Municipal de Educação é a pasta responsável pelo planejamento, elaboração e execução das Políticas Públicas para a Educação.
Trabalha seguindo o Plano Municipal de Educação que tem o objetivo de extinguir o analfabetismo infantil e adulto.
No município de Eusébio a Educação infantil e o Ensino Fundamental foram universalizados.
Em cada escola foram criadas Coordenações Pedagógicas, e os profissionais passam por capacitações sistemáticas.
O município foi o primeiro do Ceará a criar o Contraturno, e posteriormente o Tempo Integral, com o aluno permanecendo dois expedientes na escola com o ensino regular, reforço escolar, esporte, lazer, cultura e reforço escolar.
Foi também pioneiro na implantação do ensino fundamental em nove anos.
São 37 escolas com infraestrutura para atender o ensino regular e o tempo integral.

Júlio Cesar da Costa Alexandre é licenciado em Educação Física pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Mestre em Educação Brasileira na área de trabalho e educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e especialista latu sensu em gestão escolar pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). É professor efetivo da UVA, foi diretor das escolas públicas de ensino fundamental de Sobral; secretário adjunto da Educação de Sobral e secretário da Educação de Sobral (2007 a 2016). De 2017 a 2020 foi secretário dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social de Sobral.
Projetos e Ações
Transporte Escolar Gratuito
A Prefeitura de Eusébio, através do transporte escolar gratuito, possibilita o deslocamento dos estudantes que moram distante das unidades escolares. São 28 veículos entre vans, microônibus e ônibus, para atender a demanda de 2.647 alunos.
Tempo Integral
O Eusébio foi o primeiro município do Ceará a implantar o Tempo Integral nas escolas da rede municipal. O aluno permanece na escola durante 10 horas, com o ensino regular e no segundo período tem reforço escolar, esportes, oficinas de capacitação, cultura e lazer. Hoje 100% das escolas municipais já contam com tempo integral atendendo 80% dos alunos. O modelo é referência e muitas prefeituras do Ceará e de outros estados estão copiando o exemplo eusebiense.