A Prefeitura de Eusébio, por meio da Secretaria de Saúde, realizou o Mutirão de Prevenção ao Diabetes e Mutirão de Vacinação no Centro Especializado em Reabilitação (CER). A ação ocorreu no último sábado (24). Ao todo 83 pacientes passaram pela triagem, com medicação, exame de glicose e aferição de pressão arterial. Setenta pacientes foram avaliados pelos oftalmologistas, 25 pelo clínico geral de pré-diabético e 50 pacientes avaliados pela equipe de nutrição.
Camilla Moura, coordenadora do CER aponta que alguns pacientes serão encaminhados para cirurgia. “Tivemos uma média de 10% dos pacientes já apresentando um quadro de retinopatia diabética proliferativa muito grave, com a necessidade de tratamento de urgência para evitar o quadro de cegueira”, apontou.
O Prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves, destaca a importância de exames de prevenção ao Diabetes. “A visão é afetada pela diabetes através de uma lesão na retina, que é o centro da visão. Quando a diabetes afeta a visão, a pessoa fica cega. É isso que nós queremos chamar a atenção do povo de Eusébio, que é cuidar da diabetes por meio da prevenção para não ter complicações, principalmente com a visão. O momento hoje aqui no CER é de “Cegueira Jamais". Fora o olho, nós sabemos que a diabetes causa lesões, e que é preciso amputar partes no corpo para preservar a vida”, destacou.
Ainda durante o evento, o Prefeito de Eusébio anunciou a criação de um programa de prevenção a diabetes nas Escolas do município. “Vamos criar um programa nas escolas municipais para detectar dentro da escola quais alunos têm problema de visão. Nós iremos escalar dois profissionais da própria escola para fazer a triagem e buscar aquela criança da escola que tem problema de visão", disse.