A Assessoria de Políticas Públicas para Mulheres é responsável pela elaboração e execução de políticas públicas voltadas para as mulheres eusebienses e faz parte do COMDIM (Conselho Municipal dos Direitos da Mulher), através da assessora de Políticas Públicas para as Mulheres de Eusébio, Yara Steremberg. Já a Assessoria Especial de Políticas sobre Drogas (AEPD) deu sequência ao desenvolvimento de ações de prevenção, atenção, apoio e reinserção social e profissional de pessoas com problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas e tem a frente a assessora de Políticas Sobre Drogas de Eusébio, Micheline Said.
O prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves, observa que a Assessoria de Políticas para as Mulheres tem auxiliado a administração em colocar em prática as ações voltadas para a saúde e o bem-estar das mulheres eusebienses, sempre atenta às necessidades das mesmas. "Nossa rede de Saúde, de Assistência Social, Desenvolvimento Econômico e outras áreas, têm atuado de forma integrada com ações e programas voltados para o segmento objetivando oferecer condições para que tenham vida plena, próspera e feliz," disse o gestor.
Neste ano de 2022, a Assessoria de Políticas Públicas para as Mulheres realizou, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, um total de 1.250 exames de mamografia. "Essa ação foi iniciada em 2017 o que fez zerar a fila de espera por esse importante exame em nosso Município, cujo o objetivo é a detecção precoce do câncer de mama," afirma Yara.
Ela destaca a realização, pela Assessoria, de um mutirão de prevenção ginecológica (Papanicolau) que aconteceu em três dias. Foram 80 exames realizados objetivando a prevenção do câncer de colo uterino. Já através das mídias sociais: Instagram (@doutora_yara) e Facebook (@Yara Steremberg), a Assessoria da Mulher promove, desde Janeiro de 2021, quando ocorreu o auge da Pandemia, o atendimento online de mulheres com postagens educativas com temas diversos, como saúde, empoderamento, autoestima, empreendedorismo, religião, dicas domésticas, entre outros.
Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, aconteceram no dia 08 de março, palestras com foco no empoderamento feminino e na saúde mental das mulheres. As palestras ocorreram nas macrorregiões do Município como: Sede, Mangabeira, Santo Antônio, Jabuti e Timbú. A Assessoria da Mulher participou, ainda, do Curso de Formação dos Guardas Municipais de Eusébio dando aula sobre Violência Doméstica e de Gênero. Durante as aulas foram discutidos assuntos como: o que vem a ser Violência Doméstica e de Gênero; Tipos de violência; Legislação; Ciclo da Violência; o que impede a mulher de denunciar; Rede de apoio e o que se pode fazer para ajudar essa mulher a romper com o ciclo da violência.
Outra ação, realizada em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Social, foi a vinda para o município do "Ônibus Lilás", Unidade móvel de atendimento às mulheres em situação de violência doméstica. Na ocasião, houve uma roda de conversa e depois atendimento individualizado com psicóloga e assistente social para as mulheres vítimas de qualquer forma de violência e que desejaram ser atendidas.
"A Assessoria da Mulher têm dado orientações e encaminhamentos ao CREAS a pacientes vítimas de violência doméstica que nos procuram. "Durante todo o ano, nós também, recebemos convites das empresas do nosso Município para palestras com temas variados, Outubro Rosa, Novembro Azul, Saúde Mental, Violência Doméstica, dentre outros," conclui Yara Steremberg.
Assessoria Especial de Políticas Sobre Drogas