A Prefeitura de Eusébio, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (SME) e seu Departamento de Apoio ao Estudante e Família (DAEF) realizou uma semana com atividades voltadas para saúde mental, em alusão aos 60 anos de Regulamentação da Psicologia no Brasil. O DAEF realizou junto aos servidores da Secretaria, uma sondagem para investigação do nível de comprometimento emocional no trabalho, a tão conhecida Síndrome de Burnout. Na ocasião, também foram passadas orientações sobre a prevenção e possível tratamento.
De acordo com a psicóloga Nadja Abreu, diretora do DAEF, outras atividades as rodas de conversa com os pais dos alunos dos 9° anos para falar sobre a afetividade na relação pais e filhos, que proporcionaram aos pais trocarem ideias entre si, e ressignificando a compreensão e prática sobre o assunto.
Também aconteceu durante a semana, foi realizada uma reunião com os psicólogos da rede de cuidados na Saúde Mental do município, visando promover um momento de acolhimento e fortalecimento da comunidade escolar. O secretário de Educação de Eusébio, Júlio César da Costa Alexandre ressalta a importância do apoio aos estudantes e as famílias com o objetivo de proporcionar uma integração e o consequente sucesso na vida escolar dos alunos da rede municipal de ensino.
O prefeito Acilon Gonçalves observa que a psicologia tem se revelado de grande importância no processo pedagógico do município, atuando na promoção da melhoria do aprendizado e ao mesmo tempo detectando possíveis falhas no processo. "Além disso, os profissionais têm oferecido o apoio necessário aos programas de prevenção e ao desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos nossos alunos", argumenta.