A Prefeitura de Eusébio prorrogou os efeitos da lei municipal 1899/2021, que criou o programa Escola de Sucesso, que concede incentivo aos profissionais do magistério que conseguirem resultados educacionais de seus alunos acima da média. O apoio já foi aplicado no primeiro semestre de 2022 e tem como base os dados e informações do Sistema de Avaliação Municipal, para mensurar o nível de aprendizagem dos alunos da rede municipal.
Conforme o prefeito Acilon Gonçalves, a iniciativa representa uma grande oportunidade de valorização dos profissionais do magistério, com base nos resultados e critérios estabelecidos pelos Sistema de Avaliação da Aprendizagem dos alunos. "Por conseguinte, ressaltamos que os resultados da avaliação da aprendizagem proporcionam o incremento de recursos para os municípios que cumprem as metas estabelecidas e tem resultados efetivos", diz
O programa Escola de Sucesso, é uma política de incentivo ao desempenho para os professores titulares em efetivo exercício de sala de aula, coordenação pedagógica, direção e secretário escolar do Município de Eusébio. O Programa Escola de Sucesso consta de três categorias independentes de concessão. A Categoria I envolve o 2º ano dos primeiros anos do Ensino Fundamental Inicial e será conferido as escolas que alcançarem ou superarem, as metas estabelecidas para esta categoria. A Categoria II envolverá o último ano do Ensino Fundamental Inicial (5° ano). Já a Categoria III, envolverá o 9° ano do Ensino Fundamental Final.
Para efeito de resultados são considerados os dados aferidos pela Comissão da Avaliação Externa da Secretaria da Educação do Eusébio e caso o professor titular seja contemplado numa turma não poderá ser em outra. Os diretores, coordenadores pedagógicos, secretários escolares e professores titulares incursos no Programa que atingirem as metas receberão, a título de bonificação, valores que vão de R$ 600,00 a R$ 1.000,00 mensais.
Segundo o secretário de Educação de Eusébio, Júlio César da Costa Alexandre, o programa é de grande importância e sua estratégia faz parte do eixo de valorização do magistério. "Temos metas a serem alcançadas por nossos alunos e por seus professores e as escolas e professores que alcançam essas metas, verificadas através da avaliação externa realizada nos meses de junho e novembro, são gratificados e recebem um pecuniário mensal. No mês de junho passado foi realizada a avaliação e estamos consolidando os dados e deveremos anunciar os resultados no início de agosto, quando tornaremos público os professores e escolas que alcançaram ou ultrapassaram as metas compactuadas entre as escolas e a Secretaria de Educação," disse o secretário.
Veja abaixo as metas que cada categoria deve alcançar para fazer jus aos benefícios:
Categoria 1:
Na meta 1, deve alcançar média geral, igual ou superior a 75% de acertos em Língua Portuguesa e Matemática;
Na meta 2, alcançar a média geral, igual ou superior a 85% de acertos em Língua Portuguesa e Matemática;
Na meta 3, nenhuma turma de 2° ano fique abaixo de 55% de acertos da media em Língua Portuguesa e Matemática;
Na meta 4, avaliar no mínimo 96% de alunos das turmas de 2° ano
Categoria 2:
Na meta 1, alcançar a média geral, igual ou superior a 75% de acertos em Língua Portuguesa e Matemática;
Na Meta 2, alcançar a média geral, igual ou superior a 85% de acertos nas duas disciplinas;
Na Meta 3, nenhuma turma do 5° ano fique abaixo de 55% de acertos na média;
Na Meta 4, nas turmas de alfabetização da escola (caso tenha) atingir no mínimo 90% de alfabetização; N
a meta 5, nenhuma turma de alfabetização da escola (caso tenha) ficar abaixo de 75% de alfabetização;
Na meta 6, avaliar no mínimo 96% de alunos das turmas de 5° ano.
Categoria 3:
Na meta 1, alcançar a média geral, igual ou superior a 75% de acertos em Língua Portuguesa e Matemática;
Na meta 2 alcançar a média geral, igual ou superior a 85% de acertos em Língua Portuguesa e Matemática;
Na meta 3, nenhuma turma de 9° ano fique abaixo de 55% de acertos da média nas duas disciplinas;
Na meta 4, nas turmas de alfabetização da escola (caso tenha) atingir no mínimo 90% de alfabetização;
Na meta 5, nenhuma turma de alfabetização da escola (caso tenha) ficar abaixo de 75% de alfabetização;
Na meta 6, avaliar no mínimo 96% de alunos das turmas de 9° ano.