NOTÍCIAS

24-MAR-2022

Projeto Chá Tecnológico e Social encerra curso para idosos em Eusébio

24/03/2022 #administração

O Instituto Idear encerrou nesta quinta-feira (24), o Projeto Chá Tecnológico e Social. Esse projeto, idealizado pelo Instituto Idear em parceria com o Conselho Estadual do Direito do Idoso – CEDI, e com o apoio da Prefeitura de Eusébio através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), é totalmente gratuito e voltado para os idosos. Aqui no município de Eusébio o projeto capacitou 20 idosos, sendo que 6 deles chegaram a fazer mais de 100 (Cem) horas de cursos em várias áreas, acima da quantidade necessária, recebendo o certificado de aluno nota 100.

O projeto Chá Tecnológico, conta com uma programação completa de atividades para facilitar o aprendizado em temas que ajudarão no dia a dia das pessoas acima de 60 anos, contribuindo com a comunicação entre amigos e familiares, para isso o projeto prevê o uso de um tablet com internet para uso durante o curso e ao final o mesmo é doado aos alunos. A doação dos equipamentos tecnológicos se dá através das empresas patrocinadoras, como a Samsung por exemplo.

Marta Gonçalves, primeira dama de Eusébio esteve presente no encerramento dos cursos e incentivou os idosos a não desistirem de aprender algo novo. "Não desistam! Que a comunicação é essa. E a hora que a gente aprende, a gente tem o mundo em nossas mãos. Peçam a quem puder ajuda-los. Eu, por exemplo adoro crochê, e na internet tem vários cursos nos ensinando a fazer peças maravilhosas de crochê, tricô, bordado. Existe aqui dentro os nossos neurônios, a gente lê e eles se movimentam. A gente só envelhece quando a gente não busca conhecimento. Vocês estão de parabéns com essa conquista", incentivou.

Durante as atividades, os idosos aprendem a utilizar o celular em todas suas funções, redes sociais, pesquisas na internet, aplicativos de banco e de transportes, compra e venda na internet. Além disso, são realizadas atividades complementares com minicursos e oficinas de desenvolvimento cognitivo, culinária, crochê, música, saúde, artesanato e diversos outros temas de interesse da geração 60+.

Conforme Walda Viana, Conselheira do Conselho Estadual do Direito do Idoso (CEDI) a iniciativa do Idear é de grande importância para os idosos aprenderem algo novo. "Quando o Instituto Idear nos apresentou a proposta, nós vimos a oportunidade que os idosos teriam de aprender. Este curso, com a parceria de várias empresas dá a oportunidade de o idoso ter seu próprio tablet e seguir exercitando, compartilhando e aprendendo mais", disse.

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
logo
Selo UNICEF 2021-2024