A Prefeitura de Eusébio, por meio da Secretaria de Saúde e da Assessoria Especial de Políticas sobre Drogas, vem trabalhando uma nova parceria com a FIOCRUZ/CE tendo o Dr. Carlile Lavor como coordenador geral.
O objetivo do projeto é acompanhar e prestar assistência às famílias em vulnerabilidade social que ainda existem no município. "Essa ideia surgiu na IX Conferência Municipal de Saúde, quando discutida a questão da vulnerabilidade de famílias e de alguns bolsões de pobreza dentro no município", destaca Micheline Said, Assessora Especial de Políticas sobre Drogas e Coordenadora da Escola de Promoção da Vida.
Segundo ela, a proposta terá ações intersetoriais e a Fiocruz Ceará identifica o município de Eusébio com potencial para reunir vários setores da Prefeitura, da própria sociedade, além de interagir com instituições filantrópicas e privadas para executar um plano de intervenção como o que se propõe.
“No primeiro momento iremos fazer um mapeamento geral e identificar as famílias que estão em vulnerabilidade social e pobreza extrema, mapear também os riscos de violência, limitação alimentar e acesso à saúde e o desenvolvimento infantil que dentro da nossa rede para que essas famílias possam estar mais próximas do cuidado com a saúde, que eles encontrem um apoio “, destaca Josete Malheiro, Secretário de Saúde de Eusébio.
A Equipe técnica da Escola de Promoção à Vida esteve também presente na reunião.
Participaram do encontro: Micheline Vieira Said Bravo, assessora Especial de Políticas sobre Drogas; Samara da Costa Saraiva, psicóloga; Janemille Mamede da Silva, assistente social; Lígia Negrão Costa Taborda, terapeuta ocupacional; Francisco Kilvio Nascimento da Silva, facilitador (guarda municipal); Ernesto de Almeida Lisboa, facilitador (agente de trânsito); Damião Fernando Lisboa do Nascimento, agente de trânsito; George da Silva Simão, facilitador (guarda municipal).