A Prefeitura de Eusébio, através do Centro Especializado em Reabilitação Fares Andrade Said (CER), equipamento da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quarta-feira (23) um evento de acolhimento às famílias atendidas pela Unidade Especializada da Pessoa com Autismo (UEPA), oportunidade em que foi abordado o tema "Acolhimento da UEPA e a importância da família no cuidado da pessoa com autismo", restrito ao público atendido na unidade. Participaram do momento a primeira-dama de Eusébio, Marta Gonçalves; o secretário de Saúde, Josete Malheiro, o diretor do CER, Ângelo Luís Leite Nóbrega e a coordenadora da UEPA, Arismênia Lima.
A atividade foi aberta pela primeira-dama, Marta Gonçalves, que falou da trajetória do atendimento ao autista iniciado por ela no Eusébio, até a criação desse serviço especializado. "Aqui iniciamos com o atendimento das pessoas com deficiência de uma forma geral, criamos o cinema adaptado e agora estamos com esse grande equipamento que com certeza vem auxiliar no desenvolvimento de nossas crianças com transtorno do espectro autista", disse.
A coordenadora da UEPA, Arismênia Lima, frisou que a Unidade nasceu da necessidade da dar suporte maior às pessoas com deficiência. "Já realizávamos um trabalho, mas precisávamos de ter um atendimento melhor e maior e o objetivo desse serviço é oferecer algo mais especializado e direcionado para as crianças com TEA. Hoje estamos realizando esse acolhimento aos pais e mostrando como o serviço funcionará. Nesse processo é muito importante o engajamento da família no atendimento aos seus filhos", disse.
Ela pontuou que o UEPA surgiu dentro da estrutura do CER que atende todos os tipos de deficiência. "Conseguimos incluir esse serviço especializado para ter um cuidado maior com nossas crianças e todos encaminhamentos que serão dados aqui é visando o melhor para os filhos de vocês", disse se dirigindo aos pais presentes no evento.
O secretário de Saúde, Josete Malheiro destacou que a Prefeitura de Eusébio está entregando um serviço de grande importância para as crianças com TEA e suas famílias, "tivemos um longo processo até aqui e mesmo iniciando os trabalhos em janeiro, devido a nova cepa da covid, a ômicrom, tivemos boa parte da equipe adoecida e reduzimos o ritmo, mas agora estamos nessa nova fase e nosso esforço é pegar toda essa estrutura gigantesca que é o Centro Especializado em Reabilitação e colocar para funcionar para atender nossa população", ressaltou.
Ele destacou o compromisso do Prefeito Acilon em criar a UEPA, a "Casa do Autista", para se tornar a melhor do Ceará e do Brasil no atendimento especializado a esse segmento. "O zelo do prefeito é tão grande que ele autorizou a contratação de uma equipe seleta de pessoas compromissadas e que vistam a camisa do projeto. Este é um momento de celebração. Nunca vi por onde passei como secretário um equipamento desse porte. Um verdadeiro complexo de serviços para as pessoas com deficiência. Podemos comparar com um mercantil terapêutico, mas que deve ser usado com parcimônia para não bombardear a criança com muitos atendimentos. Esse cuidado nossa equipe terá e para isso precisamos do compromisso dos pais de se envolverem com o processo dando continuidade ao atendimento de seus filhos em casa", salientou o secretário.
O momento foi concluído com a palestra de Luana Pinto Bandeira, mãe de autista e ativista da causa, que tem contribuído com o trabalho que a Prefeitura de Eusébio vem realizando em prol das crianças com TEA. Ela falou de sua experiencia e a luta por melhores serviços no setor público voltado para esse segmento.
A UEPA
Objetivos
Garantir uma linha de atendimento à saúde voltada para o desenvolvimento de habilidades de cada criança, principalmente voltada a cognição, linguagem, sociabilidade e inclusão.
O que precisa para ser atendido na UEPA?
Encaminhamento de médico neuropediatra com laudo fechado para TEA
Avaliação de profissionais
Documentos de identificação:
Cartão do SUS
Identidade
Comprovante de endereço
Assinar termo de compromisso e imagem
Como acontece o serviço da UEPA?
Após o cadastro na recepção
Encaminhamento para atendimento interdisciplinar
Em fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional e musicoterapia
Quem atende na UEPA?
Neuropediatra
Terapeuta Ocupacional
Fonoaudiólogo
Psicólogo
Assistente Social
Musicoterapeuta
O que essa equipe vai fazer pelas crianças com TEA e pelas famílias?
Confirmar o diagnóstico de TEA
Solicitar exames necessários e prescrever medicação especializada
Encaminhar de acordo com a necessidade da criança
Elaboração e execução de projeto terapêutico de acordo com a necessidade da criança
Acolhimento dos pais
Orientação familiar e as relações cotidiano funcional
Acompanhamento à família
O que é o cuidado parental?
É um serviço que tem como objetivo prestar assistência aos pais em relação aos cuidados do cotidiano da criança. Entre os cuidados estão:
– Comunicação afetiva
– Atividade de vida diária
– Atividades instrumentais da vida prática
– Habilidades Sociais
– Socialização
– Habilidades e cuidados que os pais necessitam
– Oficinas
-Palestras de psicoeducação
-Treinamento de habilidades essenciais para o cuidado ampliado às crianças
– Os encontros serão realizados na modalidade grupal
Equipe da UEPA
Arismênia Lima Terapeuta Ocupacional e coordenadora da UEPA
Raquel Damasceno Terapeuta Ocupacional
Rita de Cássia – Terapeuta Ocupacional
Lídia Maia – Terapeuta Ocupacional
Milena Aguiar Fonoaudióloga
Sâmila de Araújo Abreu – Psicóloga
Aline Santos – Psicóloga
Luiz Belizário – Musicoterapeuta