O prefeito Acilon Gonçalves deu posse na manhã desta sexta-feira (04), na Câmara Municipal de Eusébio, aos novos membros do Conselho Municipal de Educação (CME), que terão mandatos de três a quatro anos. O prefeito pontuou que o Conselho é a célula mater da prática pedagógica do município, "todas as ações são avaliadas, melhoradas e transformadas pelo Conselho Municipal de Educação, por isso atingimos a solidez em todos nossos atos", pontuou.
Ele destacou também que o Eusébio vem dando exemplo, com relação a independência dos conselhos em suas decisões. "Temos a paridade na formação dos conselhos e em nenhum momento houve intervenções, mas acompanhamos e cumprimos as decisões definidas por essas instâncias", afirmou.
"Estamos num momento muito importante que é a de retomada. Temos que ter ações para minimizar as perdas ocorridas em 2020, 2021 e agora em 2022 devido a pandemia. Mas aproveito essa fala para agradecer a todos os diretores, coordenadores, supervisores, professores e todo corpo escolar que se dedicaram no momento que foi mais preciso, no auge da pandemia, trabalhando as famílias e os alunos, mesmo na forma online, procurando reduzir os danos e creio que este ano seremos vitoriosos", disse.
O secretário de Educação de Eusébio Júlio César da Costa Alexandre destacou que a posse do Conselho de Educação é um momento muito importante para o município. "No Eusébio o que nos chama atenção é a autonomia dos conselhos. É importante, nesse momento que vivemos uma época atribulada, o fortalecimento desse colegiado que tem um papel enriquecedor na política voltada para os alunos. A pandemia trouxe perdas não só pedagógicas mas para na vida emocional, por isso a importância de garantirmos o aprendizado e outros ganhos", destacou.
Júlio Alexandre frisou que para este ano a inovação é a criação do Departamento e futuramente de uma entidade autônoma, que é a Escola de Formação de Professores. "Além da formação em matérias curriculares teremos também discussões sobre os desafios que a pandemia nos trouxe. Fico muito feliz e honrado de estar liderando esse processo, mas falta ainda uma coisa para que atinjamos o sucesso esperado que é o engajamento de todos os profissionais", afirmou.
Falou ainda o presidente da Câmara Municipal de Eusébio, vereador Fares Filho que saudou todos os presentes e colocou a Casa Legislativa a disposição do Conselho para realizar suas reuniões quando necessário. Em seguida, foi iniciado o processo de eleição do presidente e vice do Conselho, sendo eleitas, por unanimidade, para a presidência a professora Francisca Alekssandra da Rocha Cavalcante e para vice-presidente a professora Maria Suzana Martins Frota.
Veja abaixo os membros do Conselho Municipal de Educação:
Para um Mandato de 3 (três) anos, a vencer em 04 de fevereiro de 2025, as seguintes representações:
Pais de Estudantes das Escolas da Rede Municipal Vinculados ao Conselho Escolar
Titular: Carliane Marques de Sousa
Suplente: Lucineia Almeida Lima Sousa
Conselho Tutelar de Eusébio
Titular: Mariana Rocha Cavalcante do Sousa
Suplente: Conceição Maria Falcão Ximenes Cordeiro
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA Eusébio
Titular: Anderson Ribeiro Pires
Suplente: Karine Cordeiro Pinheiro
Professores da Educação Infantil
Titular: Rosangela da Costa Lima Alves
Suplente: Gilcineide Silva Almeida
Professores do Ensino Fundamental
Titular 1: Isis Rangel Ferreira Soares
Suplente 1: Francisca Ângela de Oliveira Lima
Titular 2: Raimundo Evaristo da Costa Neto
Suplente 2: Francisco Chaves da Silva
Diretores das Escolas da Rede Municipal de Ensino
Titular: Maria Suzana Martins Frota
Suplente: Maria Magali Costa Martins
Entidades Representativas de Instituições Privadas de Educação
Infantil Titular: Camila Araújo Craveiro
Suplente: Jordana Assunção Fernandes Pessoa