Nesta quarta-feira (22), a equipe de captação de sangue e de medula óssea do Hemoce, esteve presente na Escola Estadual de Ensino Profissionalizante Eusébio de Queiroz para realizar os procedimentos de captação de sangue para manter o estoque do órgão. A ação é uma parceria da Prefeitura de Eusébio e do Hemoce através do projeto "Hemoce perto de você".
Antes da doação de sangue, as pessoas passam por uma triagem onde são coletados os dados pessoais para o cadastro. Após isso são encaminhados para a sala de coleta onde é feita uma higienização para o procedimento de captação de sangue.
Biatriz, técnica de enfermagem do Hemoce destaca como é feito o procedimento. "A doação pode demorar de 5 a 15 minutos. Se for pessoas com até 19 anos são colhidos 400ml de sangue, a partir dos 20 anos são colhidos 450ml, dependendo do peso da pessoa. Solicitamos para as pessoas que façam a doação, aguardar no local por alguns minutos antes de ir embora, caso sinta algo.", destacou.
Ainda de acordo com Biatriz, técnica de enfermagem, após feita a doação, é realizada uma análise e exames do sangue colhido do doador. Em 45 dias o resultado dos exames é divulgado no site do Hemoce e se tudo estiver bem, a bolsa é disponibilizada para o estoque . "Se o resultado dos exames de quem fez a doação der positivo, a bolsa de sangue segue para o banco de sangue do Hemoce para ser disponibilizada em algum paciente. Caso surja alguma alteração nos exames, a bolsa não pode ser utilizada para a transfusão.", disse.
A servidora pública Geovânia Oliveira Rodrigues, conhecida por todos como Dodó, esteve presente na ação durante a manhã desta quarta-feira incentivando as pessoas para doações de sangue e de medula óssea. Dodó fez sua doação de medula em 2011 e neste ano foi chamada para o procedimento em Natal-RN, o que a possibilitou salvar uma vida. Segundo ela, foi a melhor coisa que lhe aconteceu.
"A melhor coisa que aconteceu na minha vida foi ter realizado a doação de medula. Salvei uma vida e isso é um ato de amor ao próximo, não tem preço. Se você tem de 18 a 35 anos, vá ao Hemoce e faça a doação de medula ou de sangue. O procedimento não dói nada, é leve e muito simples. O importante é doar.", disse.