NOTÍCIAS

16-DEZ-2021

Caps AD utiliza terapias holísticas na ação "Cuidando de cuidadores"

16/12/2021 #administração

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas de Eusébio (CAPS AD) realizou nesta quinta-feira (16) a ação “Cuidando do Cuidador”, idealizada com o intuito de cuidar de quem trabalha no CAPS AD. A Assessora Especial de Políticas sobre Drogas, Micheline Said, reforça a importância da iniciativa. "Cuidar de quem cuida durante o ano inteiro de pessoas em sofrimento psíquico, dos nossos terapeutas que diariamente fazem o cuidado dos dependes químicos, das pessoas que estão em sofrimento. E, às vezes nesse movimento eles acabam não se cuidando. Então, tivemos a ideia de fazer essa ação através das Terapias Integrativas, como acupuntura, pedras quentes, relaxamento, reiki, massagens e escalda-pés", disse.

O Caps Ad já faz um trabalho de terapia por meio da Farmácia Viva como forma de cuidar dos pacientes que fazem tratamento na instituição. São terapias ligadas à natureza, como as plantas. Neda Oliveira, terapeuta holística e formada em Medicina Chinesa, explica como é feito o tratamento através das práticas integrativas. "Estamos fazendo algumas técnicas integrativas, entre elas a massagem que é baseada na medicina chinesa, óleos essenciais, aplicamos o uso de ervas que utilizamos como escalda-pés, que – segundo a medicina chinesa-  é o ‘esquenta os pés e esfria a cabeça’. O objetivo é tirar um pouco do cansaço, amenizar o estresse e harmonizar a pessoa como um todo’’, disse.

A terapeuta Neda Oliveira também incentiva a pessoas a realizarem o procedimento em casa utilizando ervas medicinais como manjericão, erva cidreira, capim santo voltados para o escalda-pés, que ajudam a tirar a sensação de peso nas pernas.

Rebeca Brasileiro, psiquiatra do Caps Ad, destaca a importância das práticas integrativas no tratamento. “Tenho total consciência que esse cuidado tem que ser somado com várias possibilidades, pode ser a medicina tradicional, a medicina chinesa, o que a gente tiver para acrescentar, vale a pena para um cuidado maior com quem cuida da gente”.

Para quem não sabe, o Sistema Único de Saúde (SUS) dispõe de Práticas integrativas e complementares (PICS). Os tratamentos utilizam recursos terapêuticos, baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para curar e prevenir diversas doenças, como depressão e hipertensão. São elas: apiterapia, aromaterapia, bioenergética, constelação familiar, cromoterapia, geoterapia, hipnoterapia, imposição de mãos, ozonioterapia e terapia de florais. Com as novas atividades, ao todo, o SUS passa a ofertar 29 procedimentos à população. Para ter direito, é preciso encaminhamento de um posto de saúde.

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
logo
Selo UNICEF 2021-2024