NOTÍCIAS

10-JUN-2021

Eusébio é um dos primeiros municípios do Nordeste a construir uma base georreferenciada de imóveis em 3D integrada ao IPTU

10/06/2021 #administração

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Finanças e Planejamento e a Procuradoria Geral do Município, realizou nesta quinta-feira (10) uma reunião ampliada do Comitê Integrado de Ações Fiscais Estratégicas (CIAFE) com as presenças do secretário de Finanças de Aquiraz, Alex Brilhante, da diretora da Escola Estadual de Ensino Profissional Eusébio de Queiroz, Graça Silveira e dois alunos do curso de logística e de servidores municipais. O objetivo foi apresentar o processo de conclusão do trabalho de georreferenciamento do município e a elaboração da plataforma digital que trará o mapa atualizado do município em 3D.

Esse processo foi iniciado na gestão passada por uma equipe da Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA), que teve a frente o servidor Mirton Prata. Ele falou do processo de execução do georreferenciamento baseado na divisão geográfica dos bairros e a necessidade de oficializar esses limites para que as ruas passem a ter Código de Endereçamento Postal (CEP) próprio. "Essa é uma exigência dos Correios para o Eusébio deixar de ter apenas um CEP, como também possibilitar que diversas ruas sem denominação passem a ter nome oficial. O cidadão precisa saber qual o bairro e rua que mora. Esse trabalho não foi feito apenas em gabinete, fomos a campo para sentir como a população vê essa situação", disse.

O procurador Geral do Município, Celso Torres observou que no Eusébio, como em outras cidades, havia uma norma inconstitucional que dava a prerrogativa, apenas ao Legislativo de nomear logradouros. "As alterações do nome de ruas e outros espaços eram feitas por decreto legislativo e muitas vezes nem chegava à informação à Prefeitura, que era surpreendida com as mudanças, o que prejudicava as políticas públicas e atrasava os processos. Isso mudou, pois a Câmara aprovou uma emenda à Lei Orgânica possibilitando que as alterações ocorram através de projetos de lei e que o Executivo possa também propor essas mudanças", disse.

Eusébio Geodigital

Em seguida, a gerente de projetos de projetos de transformação digital da empresa CCIG, Yasmin Sipahi, apresentou o Projeto Eusébio Geodigital. Segundo ela, alguns problemas foram detectados, como por exemplo, os dados ainda incipientes e falta de integração de dados dos imóveis. "Então utilizamos o trabalho de georreferenciamento que já vinha sendo feito e apresentamos como solução a plataforma Prefeitura Eficiente, que irá construir uma nova experiencia digital no município. Trabalhos com mapeamento por drone, interface em nuvem e implantação ágil", frisou.

Os benefícios do sistema é possibilitar o acesso rápido aos cidadãos aos dados de seu imóvel, dar mais transparência aos processos de fixação dos tributos, vinculação de dados e gestão de acesso aos perfis, visualização dos dados dos perfis e possibilidade de automação de cobranças por meios digitais, como SMS, e-mail, WhatsApp, entre outros. Yasmim observa que o processo de implantação do Projeto Eusébio Geodigital está na sua quarta e última fase que prevê o uso da plataforma no âmbito interno e a capacitação da equipe que ficará alimentando o sistema.

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
logo
Selo UNICEF 2021-2024