A Prefeitura de Eusébio, através do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes de Eusébio (NUCA), retomou suas atividades com um encontro virtual realizado no dia 07 de maio. O encontro foi organizado pelo Departamento de Apoio ao Estudante (DAE) e teve a mobilização realizada pelos técnicos do DAE: Makciel Castro, mobilizador de adolescentes; Norbério Terceiro, mobilizador e Jessica Soares, socióloga. O encontro faz parte da retomada de atividades visando a conquista do Selo Unicef.
Segundo Makciel Castro, no encontro foram apresentados os objetivos do projeto (NUCA) aos alunos novatos na empreitada. "São alunos da rede pública, quatro de cada escola das séries finais (ensino fundamental 2) e ensino médio, sendo dois meninos e duas meninas de cada escola. Também são admitidos adolescentes de instituições de acolhimento e outras organizações que façam atendimento de adolescentes", ressalta.
Ele pontua que o processo de chamamento para novos participantes ainda está aberto, e as escolas e organizações estão sendo contatadas para aderirem a esse novo processo. Makciel frisou que já nesse encontro ficou definido que haverá um debate aberto ao público (LIVE no Instagram do DAE (@daeamor_) conduzido pelos adolescentes falando sobre "Combate à Violência e Exploração Sexual", no dia 18 de maio, às 14 horas.
Encontros Virtuais
Segundo a coordenadora do DAE, professora Maria do Carmo Santos (Carmosa) todos os encontros do projeto serão virtuais devido as restrições impostas pela pandemia. "Foi um encontro muito positivo, pois aconteceu um bate papo bem descontraído onde os alunos novatos puderam conhecer um pouco sobre esse projeto tão importante e participaram de um debate sobre lei de aprendizagem. É gratificante vermos meninos e meninas com tanto interesse em participar e se engajar nesse trabalho", disse.
Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, o funcionamento do NUCA faz parte da metodologia do Selo UNICEF para ajudar a garantir a voz e a participação das meninas e dos meninos nas decisões sobre questões importantes para os adolescentes. "A iniciativa propõe oito desafios, pautados em assuntos como enfrentamento ao racismo, esporte seguro e inclusivo, direito à saúde sexual e saúde reprodutiva, entre outros. Os adolescentes são incentivados a promover discussões, criar campanhas junto a gestão municipal e sociedade, além de participar dos espaços de decisão de políticas públicas do município", detalha o gestor municipal.
Para participar do NUCA é simples, basta entrar em contato com o mobilizador Makciel Castro, pelo WhatsApp 99962-1416.