A Autarquia Municipal de MeioAmbiente e Controle Urbano (AMMA) realizou um curso prático de utilização doDecibelímetro para agentes ambientais visando a utilização adequada do aparelhotanto nas blitze ambientais, como no atendimento de denúncias recebidas dapopulação de poluição sonora. O curso foi ministrado pela engenheira deSegurança do Trabalho, Daniela Marciel de Oliveira, da empresa Quality,localizada no Pecém. Segundo o presidente adjunto da AMMA, SebastiãoAlbuquerque, o curso foi ministrado sem ônus para a Autarquia. Ele observa que o decibelímetro éindispensável para controlar a pressão sonora dos diversos espaços de trabalhoe deve ser utilizado para regular os barulhos que sejam nocivos à saúde. "É o mesmo Medidor de Nível de Pressão Sonora(MNPS) que é utilizado para realizar a medição dos níveis de pressão sonora emambientes externos e internos. O instrumento é fabricado para detectar ruídosabaixo e acima do que o aparelho auditivo humano pode registrar. Para tanto,possui um alto grau de sensibilidade no microfone acoplado ao aparelho",destaca. Conforme Albuquerque, odecibelímetro é de fácil manuseio e pode ser utilizado em diversas situações,como para medir o barulho de festas, ou de paredões de sons, entre outros. "Osparedões não são permitidos por lei municipal, mas recebemos muitas reclamaçõesde poluição sonora no município", comenta, acrescentando que a poluição sonorapode causar sérios danos à saúde da população.Atualmente a AMMA conta com trêsaparelhos decibelímetros que estão sendo utilizados em blitze e quando osagentes são acionados pela população em casos de poluição sonora. Conforme a Sociedade Brasileira de Otologia,30 a 35% dos casos de perda auditiva ocorrem em razão da quantidade de ruídosque as pessoas são expostas durante as atividades de rotina da vida. A previsãoda Organização Mundial da Saúde (OMS) é que pelo menos 900 milhões de podem fiquemsurdas até 2050, se os cuidados não forem tomados agora. As causas principaisda surdez hoje no mundo são: o envelhecimento, porque as pessoas estão vivendomais e o crescimento exagerado dos ruídos produzidos no dia a dia das cidades.ServiçoAs denúncias de poluição sonorapodem ser feitas pelos telefones (085) 32603615/ 3663/3836 ou pelo sitehttps://amma-dataged.dynns.com:8001/dataged/index.aspVeja como fazer a denúncia passoa passo no documento abaixo:https://amma-dataged.dynns.com:8001/dataged/index.asp
A Autarquia Municipal de MeioAmbiente e Controle Urbano (AMMA) realizou um curso prático de utilização doDecibelímetro para agentes ambientais visando a utilização adequada do aparelhotanto nas blitze ambientais, como no atendimento de denúncias recebidas dapopulação de poluição sonora. O curso foi ministrado pela engenheira deSegurança do Trabalho, Daniela Marciel de Oliveira, da empresa Quality,localizada no Pecém. Segundo o presidente adjunto da AMMA, SebastiãoAlbuquerque, o curso foi ministrado sem ônus para a Autarquia.
Ele observa que o decibelímetro éindispensável para controlar a pressão sonora dos diversos espaços de trabalhoe deve ser utilizado para regular os barulhos que sejam nocivos à saúde. "É o mesmo Medidor de Nível de Pressão Sonora(MNPS) que é utilizado para realizar a medição dos níveis de pressão sonora emambientes externos e internos. O instrumento é fabricado para detectar ruídosabaixo e acima do que o aparelho auditivo humano pode registrar. Para tanto,possui um alto grau de sensibilidade no microfone acoplado ao aparelho",destaca.
Conforme Albuquerque, odecibelímetro é de fácil manuseio e pode ser utilizado em diversas situações,como para medir o barulho de festas, ou de paredões de sons, entre outros. "Osparedões não são permitidos por lei municipal, mas recebemos muitas reclamaçõesde poluição sonora no município", comenta, acrescentando que a poluição sonorapode causar sérios danos à saúde da população.
Atualmente a AMMA conta com trêsaparelhos decibelímetros que estão sendo utilizados em blitze e quando osagentes são acionados pela população em casos de poluição sonora. Conforme a Sociedade Brasileira de Otologia,30 a 35% dos casos de perda auditiva ocorrem em razão da quantidade de ruídosque as pessoas são expostas durante as atividades de rotina da vida. A previsãoda Organização Mundial da Saúde (OMS) é que pelo menos 900 milhões de podem fiquemsurdas até 2050, se os cuidados não forem tomados agora. As causas principaisda surdez hoje no mundo são: o envelhecimento, porque as pessoas estão vivendomais e o crescimento exagerado dos ruídos produzidos no dia a dia das cidades.
Serviço
As denúncias de poluição sonorapodem ser feitas pelos telefones (085) 32603615/ 3663/3836 ou pelo sitehttps://amma-dataged.dynns.com:8001/dataged/index.asp
Veja como fazer a denúncia passoa passo no documento abaixo:
https://amma-dataged.dynns.com:8001/dataged/index.asp