A Secretaria de Educação de Eusébio mesmo com as aulas presenciaissuspensas, devido a pandemia do novo coronavírus, manteve seusprojetos em pleno funcionamento, mesmo à distância. O projeto VemLer Comigo, que incentiva a prática da leitura entre os alunos domunicípio, por exemplo, manteve-se ativo utilizando as ferramentasdigitais para que o trabalho tivesse continuidade.
De acordo com umadas coordenadoras do Projeto, a professora Liane Frota, no primeirosemestre, assim que foi iniciado o isolamento social devido apandemia, foi proposta uma fórmula para que o projeto não sofressealteração de continuidade. "Iniciamos a formação do eixoLiteratura e Formação do Leitor do Mais PAIC, quando apresentamostrês módulos completamente a distância, totalizando 60 horas",afirmou Liane.
Segundo ela, essesmódulos tiveram os seguintes temas: ambientação da nova modalidadede ensino e manuseio das ferramentas Google Classroom e Google Meet(Modulo 1); a arte de contar histórias (módulo 2) e emoções emtempo de crise (módulo 3). As formações ocorreram nos meses dejunho e julho. "No primeiro semestre trabalhamos os alunos com oacervo do PAIC Prosa e Poesia, porque precisávamos do materialde leitura digitalizado e o governo do Estado disponibilizou isso,tanto a contação de história, em formato de vídeo, como o podcaste o livro em PDF", frisou.
Já no segundosemestre Liane ressaltou que o projeto utilizou o acervo do projeto"Vem Ler Comigo", pois nesse período o município recebeu oslivros e distribuiu para todos os alunos. "Sempre na entrega doskits de alimentação, também disponibilizávamos os livros que elesutilizariam no mês. Também gravamos um podcast sobre um o livro doacervo e enviamos para os professores. Eles realizaram com a leiturado material toda sexta-feira. Também disponibilizamos um podcast coma contação de história e cards com sugestões de como trabalhar ede que forma o professor poderia dinamizar a temática daqueleconteúdo. Assim trabalhamos até este mês de novembro," detalhou.
Apesar do trabalhoter sido realizado totalmente online, o prefeito Acilon Gonçalvesobserva que os resultados foram satisfatórios e os alunos puderamter acesso projeto e assim conhecer cada vez mais o universo daliteratura, aprimorando seu vocabulário e melhorando sua construçãotextual. "A prática da leitura aprimora o vocabulário e dinamizao raciocínio e a interpretação. Por isso que nossos alunos sãodiferenciados, pois desenvolvem o senso crítico e a formaçãocidadã desde os primeiros anos na escola", conclui.