Em comemoração ao Dia Mundial daSaúde Mental, a Prefeitura de Eusébio, através do Centro de AtendimentoPsicossocial (Caps-Geral), unidade ligada à Secretaria de Saúde, realizou nestaquinta-feira (10), uma série de atividades no Mercado Central do município.Segundo a coordenadora do CAPS, Imaculada Mendonça, a data dá visibilidade aoscuidados que todos devem ter com sua saúde mental, mesmo porque todas aspessoas podem apresentar sinais de sofrimento psíquico em alguma fase da vida.
A programação contou com sessões deReik e Massoterapia, Avaliação de Estresse e contou ainda com um show do Forró 100Preconceito, formado por profissionais e pacientes do CAPS-Geral. O grupo éoriundo do projeto de Musicoterapia realizado por aquela unidade de saúde. Naprogramação houve ainda a apresentação do grupo de leitura com o “Rep da SaúdeMental” e cordel.
Os comerciantes e frequentadoresvisitantes se utilizaram dos serviços disponibilizados. Segundo Imaculada, apedido dos comerciantes e da coordenação do Mercado, a ação será realizadamensalmente com ações de cuidados e a apresentação do Forró Sem Preconceito.
O CAPS-Geral do Eusébio tem 4.300usuários cadastrados. Por mês, a unidade atende, em média, 1.200 pessoas nosdiversos serviços, seja no Projeto Terapêutico Singular (PTS) ambulatorial, semi-intensivose intensivos, acolhimentos e triagens. A equipe é formada de 25 profissionais.
O Dia Mundial de Saúde Mental,celebrado a 10 de outubro, foi criado em 1992 pela Federação Mundial de SaúdeMental (World Federation for Mental Health) e visa chamar a atenção públicapara a questão da saúde mental global, e identificá-la como uma causa comum atodos os povos, ultrapassando barreiras nacionais, culturais, políticos ousocioeconômicas. Combater o preconceito e o estigma à volta da saúdepsicológica é outro objetivo da data.O Prefeito AcilonGonçalves destaca a importância do cuidado com a Saúde Mental, principalmentediante do crescimento dos adoecimentos mentais que já estão entre as principaiscausas de incapacitações na atualidade, especialmente a depressão, tida comofator de maior risco de suicídio em todo o mundo. "A ação é uma continuidade dotrabalho realizado no Setembro Amarelo e objetiva incentivar a promoção davida, a qualidade de vida e a prevenção ao suicídio e suas causas," pontuou ogestor municipal.