O Eusébio foi o que mais registrou avançodurante os quatro anos analisados, com uma tendência de avanço anual de 3.48pontos percentuais. Já no Ceará, 94,5% dos municípios estão em risco dedescumprimento da meta, ou seja, 174 municípios. A evolução dos indicadores dealfabetização e inclusão está entre os principais desafios impostos pelo Plano,que estabelece metas e estratégias de orientação das políticas educacionais até2024.
A taxa de atendimento do Ceará em 2017 foi de81,2%, menor que o índice nacional, de 86,7% em igual período. Se levado emconsideração o ranking por federações, o Estado tem o terceiro pior indicador,atrás apenas da Bahia e de Alagoas. O Mato Grosso do Sul apresentou a melhortaxa, com 93,4% de suas crianças e adolescentes de 6 a 14 anos frequentando aescola.
A secretária de Educação de Eusébio, GorettiFrota observa que a matrícula no município se mantém crescente desde 2017, quandofoi feito o estudo da TC Educa, plataforma eletrônica desenvolvida pelostribunais de contas dos estados de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul, comapoio do Instituto Rui Barbosa para monitorar as metas 1, 2 e 3 do PNE. Eladestaca que em 2018 foram 12.316 matrículas no município, e neste ano jáatingiu 14.050, um aumento em torno de 13%.
O prefeito Acilon Gonçalves pontua que osbons resultados obtidos pela Educação do Eusébio tem atraído uma grande leva dealunos, fazendo com que a Prefeitura invista mais na ampliação do parqueescolar e na capacitação dos professores. "Para não deixarmos nenhum aluno forada sala de aula tivemos que utilizar salas provisórias, os contêineres, mas comtodo o conforto para atender a todos bem, até que tenhamos a soluçãodefinitiva. Nossa meta é ampliar as salas de aula em todo o parque escolar,iniciando ainda neste ano", disse.