A Prefeitura de Eusébio, através da Assessoria de Políticas Públicas para a Mulher e a Secretaria de Saúde, reinicia os mutirões de mamografia no dia 14 de dezembro para atender as comunidades que ainda não receberam a visita da Unidade Móvel "Amigos do Peito", como também realizar atendimento das mulheres que não realizaram o exame nas comunidades já atendidas. Nessa data, a Unidade Móvel estará estacionada no Mercado Central do Eusébio, que fica situado na Avenida Eusébio de Queiroz. O funcionamento será a partir das 7 horas da manhã.O objetivo é realizar 40 atendimentos pela manhã e 40 à tarde com as mulheres de 50 a 69 anos. Nos dias 14 e 15 de dezembro, no Mercado Central, serão atendidas as mulheres do Amador, Parnamirim, Guaribas, Cauaçu e Encantada. Já nos dias 16 e 17, no mesmo local será a vez das mulheres da Tamatanduba, Lagoinha, Parque Havaí, Autódromo e Urucunema;Segundo a Assessoria de Políticas Públicas para a Mulher de Eusébio, Yara Steremberg, o cronograma de atendimentos continua nos dias 18, 19 e 20, na Praça da Mangabeira, quando as mulheres da Mangabeira, Cararu, Olho D’água e Timbú farão o exame. A programação continua no dia 21, no Ginásio Poliesportivo do Santo Antonio, para atender as mulheres daquela comunidade.O mutirão será finalizado no dia 22 de dezembro no Ginásio da Escola Raul Tavares II, para atender as comunidades do Jabuti km 19, Jabuti km 20 e Jabuti km 21. Yara observa que os pedidos dos exames de mamografia foram feitos durante a campanha Outubro Rosa, durante o atendimento nos postos de saúde realizados pelo próprio prefeito Acilon Gonçalves, pelo deputado Bruno Gonçalves, pelo ex-prefeito Júnior e demais médicos do município. Ela observa que a entrega dos resultados acontecerá 30 dias após o exame realizado pelo próprio prefeito Acilon Gonçalves.O prefeito Acilon Gonçalves observa que a Prefeitura dará continuidade no próximo ano com os mutirões para que as mulheres realizem o segundo exame indicado pelas autoridades de saúde. Ele observa que o exame pode identificar lesões benignas e cânceres, que geralmente se apresentam comonódulos, ou calcificações. "Este exame é usado para detecção precoce do câncer de mama antes mesmo de ser identificado clinicamente por meio da palpação. O estudo feito com 133.065 mulheres durante quase três décadas, mostrou que a mamografia regular pode reduzir em 30% as mortes do câncer de mama", assevera o gestor municipal.
A Prefeitura de Eusébio, através da Assessoria de Políticas Públicas para a Mulher e a Secretaria de Saúde, reinicia os mutirões de mamografia no dia 14 de dezembro para atender as comunidades que ainda não receberam a visita da Unidade Móvel "Amigos do Peito", como também realizar atendimento das mulheres que não realizaram o exame nas comunidades já atendidas. Nessa data, a Unidade Móvel estará estacionada no Mercado Central do Eusébio, que fica situado na Avenida Eusébio de Queiroz. O funcionamento será a partir das 7 horas da manhã.
O objetivo é realizar 40 atendimentos pela manhã e 40 à tarde com as mulheres de 50 a 69 anos. Nos dias 14 e 15 de dezembro, no Mercado Central, serão atendidas as mulheres do Amador, Parnamirim, Guaribas, Cauaçu e Encantada. Já nos dias 16 e 17, no mesmo local será a vez das mulheres da Tamatanduba, Lagoinha, Parque Havaí, Autódromo e Urucunema;
Segundo a Assessoria de Políticas Públicas para a Mulher de Eusébio, Yara Steremberg, o cronograma de atendimentos continua nos dias 18, 19 e 20, na Praça da Mangabeira, quando as mulheres da Mangabeira, Cararu, Olho D’água e Timbú farão o exame. A programação continua no dia 21, no Ginásio Poliesportivo do Santo Antonio, para atender as mulheres daquela comunidade.
O mutirão será finalizado no dia 22 de dezembro no Ginásio da Escola Raul Tavares II, para atender as comunidades do Jabuti km 19, Jabuti km 20 e Jabuti km 21. Yara observa que os pedidos dos exames de mamografia foram feitos durante a campanha Outubro Rosa, durante o atendimento nos postos de saúde realizados pelo próprio prefeito Acilon Gonçalves, pelo deputado Bruno Gonçalves, pelo ex-prefeito Júnior e demais médicos do município. Ela observa que a entrega dos resultados acontecerá 30 dias após o exame realizado pelo próprio prefeito Acilon Gonçalves.
O prefeito Acilon Gonçalves observa que a Prefeitura dará continuidade no próximo ano com os mutirões para que as mulheres realizem o segundo exame indicado pelas autoridades de saúde. Ele observa que o exame pode identificar lesões benignas e cânceres, que geralmente se apresentam como
nódulos, ou calcificações. "Este exame é usado para detecção precoce do câncer de mama antes mesmo de ser identificado clinicamente por meio da palpação. O estudo feito com 133.065 mulheres durante quase três décadas, mostrou que a mamografia regular pode reduzir em 30% as mortes do câncer de mama", assevera o gestor municipal.