A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA), realizou nesta sexta-feira (27) um procedimento de fiscalização ambiental na área do Polo Industrial do Autódromo. A ação, que contou com as equipes de monitoramento ambiental, de fiscalização e do laboratório de análise ambiental do órgão foi realizada no Riacho Carro Quebrado, que é um afluente do Rio Coaçu, e que estaria sendo contaminado por empresas locais."Fomos ao ponto indicado, e lá existe realmente um acúmulo de água parada de tonalidade azulada, mas não verificamos a presença de fezes ou peixes mortos. Nos deslocamos, então para um ponto anterior do riacho e verificamos que ele está seco, devido a estiagem. Então, o que concluímos é que, o rio não está correndo para aquele local indicado, isto é, a água poluída não é do rio Coaçu, mas sim um empoçamento oriundo de uma manilha clandestina que está despejando o produto no leito seco do riacho, que pode ser de galeria pluvial ou de esgoto. Estamos agora investigando a origem ", disse Celso Rodrigues.Além do ponto onde está a água azulada, e o ponto onde o leito do riacho está seco, a equipe da AMMA se deslocou para um ponto mais adiante do riacho e constatou que o mesmo está correndo naturalmente, com uma vazão pequena, devido a seca, mas sem obstrução e com a presença de peixes e sem indícios de poluição. "Mas vamos verificar e coletar amostras, tanto nesse ponto, como no anterior para identificar o nível de poluição, se há poluição e identificar os responsáveis", destacou.A AMMA contratou um laboratório especializado para realizar o exame da água, que fez a coleta do material e deverá entregar os resultados em dez dias. Segundo Celso, a equipe de fiscalização caiu em campo e vai identificar a origem da ligação clandestina e notificar a empresa. Segundo ele, constatada a irregularidade, se empresa tiver licenciada e funcionando regularmente ou irregularmente no Eusébio, terá suas atividades interditadas, será devidamente embargada e somente poderá voltar a operar após a reparação do dano e consequentemente a adequação a legislação ambiental, municipal, estadual e federal.O Prefeito Acilon Gonçalves disse que a Prefeitura não corrobora com qualquer tipo de crime ambiental e determinou que todas as ações sejam efetivadas para que esse tipo de irregularidade não ocorra no município. Ele observa que a AMMA tem plenas condições de realizar as ações para coibir as irregularidades e solicita que a população colabore com a administração e denuncie qualquer crime contra a natureza. Os cidadãos podem manter contato com a AMMA pelos telefones: 32603663, 32603615, 32603836 e pelo WhatsApp 85-981598619, ou através dos emails: ouvidoriaamma@gmail.com e amma_ouvidoria@eusebio.ce.gov.br.
A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA), realizou nesta sexta-feira (27) um procedimento de fiscalização ambiental na área do Polo Industrial do Autódromo. A ação, que contou com as equipes de monitoramento ambiental, de fiscalização e do laboratório de análise ambiental do órgão foi realizada no Riacho Carro Quebrado, que é um afluente do Rio Coaçu, e que estaria sendo contaminado por empresas locais.
"Fomos ao ponto indicado, e lá existe realmente um acúmulo de água parada de tonalidade azulada, mas não verificamos a presença de fezes ou peixes mortos. Nos deslocamos, então para um ponto anterior do riacho e verificamos que ele está seco, devido a estiagem. Então, o que concluímos é que, o rio não está correndo para aquele local indicado, isto é, a água poluída não é do rio Coaçu, mas sim um empoçamento oriundo de uma manilha clandestina que está despejando o produto no leito seco do riacho, que pode ser de galeria pluvial ou de esgoto. Estamos agora investigando a origem ", disse Celso Rodrigues.
Além do ponto onde está a água azulada, e o ponto onde o leito do riacho está seco, a equipe da AMMA se deslocou para um ponto mais adiante do riacho e constatou que o mesmo está correndo naturalmente, com uma vazão pequena, devido a seca, mas sem obstrução e com a presença de peixes e sem indícios de poluição. "Mas vamos verificar e coletar amostras, tanto nesse ponto, como no anterior para identificar o nível de poluição, se há poluição e identificar os responsáveis", destacou.
A AMMA contratou um laboratório especializado para realizar o exame da água, que fez a coleta do material e deverá entregar os resultados em dez dias. Segundo Celso, a equipe de fiscalização caiu em campo e vai identificar a origem da ligação clandestina e notificar a empresa. Segundo ele, constatada a irregularidade, se empresa tiver licenciada e funcionando regularmente ou irregularmente no Eusébio, terá suas atividades interditadas, será devidamente embargada e somente poderá voltar a operar após a reparação do dano e consequentemente a adequação a legislação ambiental, municipal, estadual e federal.
O Prefeito Acilon Gonçalves disse que a Prefeitura não corrobora com qualquer tipo de crime ambiental e determinou que todas as ações sejam efetivadas para que esse tipo de irregularidade não ocorra no município. Ele observa que a AMMA tem plenas condições de realizar as ações para coibir as irregularidades e solicita que a população colabore com a administração e denuncie qualquer crime contra a natureza. Os cidadãos podem manter contato com a AMMA pelos telefones: 32603663, 32603615, 32603836 e pelo WhatsApp 85-981598619, ou através dos emails: ouvidoriaamma@gmail.com e amma_ouvidoria@eusebio.ce.gov.br.