NOTÍCIAS

02-JUN-2017

No Eusébio, 23% dos nascimentos realizados neste ano foram por parto normal

02/06/2017 #administração

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Saúde, comemora cinco anos de bons serviços do Centro de Parto Normal do Hospital Municipal Amadeu Sá, que conta atualmente com três leitos PPP’s (Pré-Parto, Pós-Parto e Puerpério). O Serviço vem incentivando as gestantes do município a terem seus filhos em partos normais humanizados. Hoje o percentual de partos normais chega a 23% do total. Dos 896 partos realizados neste ano até maio, 215 foram normais e 681 cesáreas. “Estamos aos poucos conseguindo que mais gestantes optem pelo parto natural, que fortalece o recém-nascido e possibilita que a mãe saia mais rápido do resguardo”, diz o secretário de Saúde do Eusébio, Mário Lúcio Ramalho.

Segundo a diretora do Hospital Municipal Amadeu Sá, Inês Said, as mães que estão fazendo os pré-natais no Eusébio são convidadas a visitar o hospital. “A mãe recebe todas as informações sobre seu bebê e sobre o local onde fará seu parto. Ela também visita o local onde terá seu filho. Isso dá mais confiança e segurança para ela. Aqui ela tem direito a um acompanhante, sala especial de convivência e sala de cuidados com o bebê, além de serviço de enfermaria até que receba alta”.

Inês disse que devido a demanda crescente de mães querendo realizar o parto natural, está em estudo a criação de mais dois leitos PPP’s. “Recebemos gestantes locais e de outros municípios também e com isso as mães que estão em um leito PPP, acabam tendo que ser deslocadas para a enfermaria”, revela.

O Prefeito Acilon Gonçalves pontua que o parto é um momento sublime na vida de uma mulher e para tanto um acolhimento humanizado é fundamental. “O Hospital Municipal dispõe de três leitos individualizados, conhecidos como PPP ou seja, pré-parto, parto e puerpério, para gestantes em trabalho de parto de baixo risco, que têm seu parto neste setor e permanecem até sua alta com o recém-nascido, com direito a acompanhante. A gestante é assistida por equipe multiprofissional em um ambiente que evita que a mulher tenha que mudar durante o trabalho de parto”, destaca.

Segundo ele, o objetivo principal do serviço é oferecer um ambiente confortável em que a mulher e a família permaneçam juntos durante todo o trabalho de parto, preservando a privacidade e as condições de segurança para a gestante e a criança, sem necessidade de mudança de local. “Este ambiente permite livre deambulação (importante para a evolução fisiológica do parto), além de possibilitar a adoção de posições que a mulher desejar, oferecendo equipamentos para ajudar o alivio da dor e todo material para prestar assistência à mulher e ao bebê”. Ele destaca que a equipe multiprofissional é composta por médico obstetra, clinico geral, pediatra, quatro enfermeiras, 12 técnicos de enfermagem para prestar total atendimento as mães em trabalho de parto.

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
logo
Selo UNICEF 2021-2024