NOTÍCIAS

08-FEV-2017

Prefeitura de Eusébio alerta sobre doenças comuns em época de chuvas

08/02/2017 #administração

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria Municipal de Saúde, alerta a população do município com relação as doenças relacionadas ao período de chuvas, dentre elas a leptospirose, que é uma doença infecciosa ocasionada por bactéria presente na urina de animais, como os ratos. Apesar de o município não ter registro da doença desde 2014, o prefeito Acilon Gonçalves afirma que a prevenção é sempre a melhor medida a ser tomada. No ano passado, o Ceará registrou nove mortes ocasionadas pela doença, sendo oito em Fortaleza, e uma em Caucaia.

Conforme o Boletim divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), no final do ano passado, foram 40 confirmações da doença, 28 só na capital cearense. Há ainda outras certificações em Pacoti, Guaramiranga, Pedra Branca, Iracema, Canindé, Sobral e Russas. Segundo a Sesa, a zoonose emergente atinge principalmente regiões tropicais e tem importância social e econômica. Muitas vezes, a ocorrência está diretamente relacionada às precárias condições de infraestrutura sanitária.

Segundo o secretário de Saúde de Eusébio, Mário Lúcio, os sintomas iniciais se confundem com doenças já conhecidas da população: dengue, zika e chikungunya. Náuseas, vômitos, erupções cutâneas, dores nas articulações, dor de cabeça e ao redor dos olhos, além de pequenas manchas vermelhas na pele.

Além dos ratos, o gado, porco, carneiro, marsupiais e morcego também podem estar envolvidos na transmissão da enfermidade por meio da eliminação de urina. Nestes animais, a infecção acontece de forma assintomática e a eliminação do agente pode acontecer durante toda sua vida.

O prefeito Acilon Gonçalves alerta que se alguém apresentar os sintomas da doença deve buscar um primeiro atendimento nas unidades básicas de saúde mais próxima de sua residência. Caso os sintomas se apresentem de forma agravada, como olhos amarelados e ausência constante de urina, afirma que é preferível buscar a UPA ou um hospital de maior porte.

A leptospirose é causada pela bactéria Leptospira. É uma doença curável e o diagnóstico laboratorial é feito pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), do Governo do Ceará, através da coleta de amostra sanguínea.

O prefeito destaca que a população deve ter cuidados para impedir a proliferação de ratos, entre eles: conservar a cozinha limpa, sem restos de alimentos; tirar as sobras de alimento ou ração dos animais domésticos antes de anoitecer e evitar amontoado de entulhos e objetos sem uso no quintal; Não deixar acumular lixo em casa e embrulhá-lo em sacos fechados e longe do chão; Evitar o contato direto com a água ou a lama durante e após a chuva; usar botas e luvas de borracha ou sacos plásticos sobre os pés e mãos; Lavar e desinfetar com água sanitária o chão, utensílios domésticos e a caixa d'água (200 ml de água sanitária para 20 litros de água) e não jogar lixo caseiro nos rios e córregos, limpar e não desmatar os leitos dos rios e manter sempre o terreno limpo.

Influenza

Outra doença que tem merecido alerta, é a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que atingiu 130 pessoas em 2016 e deixou 17 mortos no estado. O cuidado deve ser redobrado em pacientes com fatores de risco como febre acompanhada de tosse, inclusive coriza e obstrução nasal no caso de crianças com menos de 2 anos.

Entre as causas da doença está a contaminação pelo vírus Influenza. Eles são transmitidos facilmente por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar. Entre as medidas preventivas, a Secretaria de Saúde do Eusébio esclarece que sempre ao tossir ou espirrar, que a pessoa tampe o nariz e a boca com um lenço ou papel. Além disso, é recomendado reforçar a higiene.

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
logo
Selo UNICEF 2021-2024