O grupo de 15 estudantes norte-americanos do curso de mestrado da Universidade do Sul da Califórnia (EUA), que durante duas semanas vivenciaram o cotidiano do município, apresentaram nesta sexta-feira (3), o resultado do estudo que realizaram na área de inovação social, para a Prefeitura de Eusébio. O evento foi realizado no Hotel Holiday In, em Fortaleza e contou com as presenças dos secretários Mário Lúcio (Saúde), Ivonilde Santos (Educação), Goretti Frota (Desenvolvimento Social), Celso Rodrigues (presidente da Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano – AMMA) e representando a Secretaria de Cultura e Turismo, a coordenadora pedagógica, Sandra Façanha. A ideia da visita era que os alunos, coordenados pelos professores Gary Painter e Paulo Rodrigues, apresentassem após um mergulho na cultura e cotidiano do município, soluções para projetos nas áreas de inclusão social. A aula de campo que eles experimentaram incluiu visitas à escolas e postos e saúde, visita à industrias, caminhada pela comunidade, entrevistas com populares, trilha ecológica, visita a APA do Rio Pacoti e entrevistas com o Prefeito Júnior e secretários.O resultado foi apresentado pelos próprios alunos, que indicaram duas linhas de ação. A primeira seria a criação de uma Horta Comunitária e um Horto Municipal para a comercialização de produtos. O projeto contaria com aporte da Prefeitura Municipal, Fundação Alphaville e iniciativa privada. O projeto prevê a criação de um espaço para a comercialização dos produtos em forma de mercado ou feira. Outro tipo de financiamento proposto seria a criação de um Banco Comunitário para que a própria comunidade gerenciasse os empréstimos para os setores produtivos. O segundo projeto proposto é a Incubadora de Projetos Sociais. A experiência acontece, com sucesso, na cidade de Detroit (Michigan-EUA), que praticamente faliu com a crise econômica mundial. Foram apresentados vários exemplos de empresas na área de inovação social, como a Sanergy (Quênia), Soil (Haiti) e a Seico (India), que investem em projetos sociais no seu entorno. A incubadora funcionaria como central para o desenvolvimento das empresas, que teriam acesso a investidores e espaço para seu funcionamento. Os estudantes destacaram que esse projeto pode contar com apoio da Prefeitura, da Fundação Alphaville e da Universidade Federal do Ceará, que já trabalha com incubadoras. A diretora da Fundação Alphaville, Cláudia Yassunda, destacou a escolha do Brasil e do Ceará pelo grupo para esse trabalho de campo e afirmou que o trabalho desenvolvido pelo Alphaville nem sempre é bem visto pela academia, pois afirma que a empresa cria barreira entre os ricos e pobres com seus empreendimentos de luxo. “Infelizmente essa é nossa realidade, mas muitas vezes a academia fica fechada entre quatro paredes e não conhece o outro lado, que é o trabalho social. Vocês da academia norte americana quebraram esse paradigma”, frisou. O professor Gary Painter disse que todo processo foi maravilhoso e agradeceu a boa recepção que o grupo teve tanto, da Prefeitura, da Fundação Alphaville, como da comunidade. “Foi um prazer aprender com vocês. Queremos estreitar laços do setor público com o setor privado e vemos que vocês aqui são um bom exemplo disso. O que apresentamos aqui é apenas o início de uma conversa, que pode ser melhor detalhada e acompanhada por nós. ” O professor Paulo Rodrigues agradeceu o apoio recebido da Prefeitura do Eusébio e da Fundação Alphaville afirmando ter sido uma experiência inovadora para o grupo. O diretor da Fundação Alphaville, Hugo Sena, também destacou as facilidades encontradas no município, com a Prefeitura abrindo verdadeiramente suas portas. “Os projetos apresentados aqui têm uma aplicabilidade a curto prazo e isso é muito importante”, frisou. O presidente da Autarquia Municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano de Eusébio (AMMA), Celso Rodrigues, agradeceu o grupo pelo trabalho realizado e indagou como o poder público poderia dar início a implantação dos processos. Os alunos afirmaram que o primeiro passo seria ser o incentivador. Sugeriram a criação de incentivos para o surgimento de empresas de inovação social e a busca parcerias com o setor privado. “Temos um relatório de 45 páginas que detalhará mais as nossas propostas”, disse um aluno. Falou ainda Graça Rodrigues, diretora da Fundação Alphaville no Ceará, que agradeceu o empenho do grupo e dos professores Gary e Paulo. Destacou que as duas propostas apresentadas estão voltadas para a sustentabilidade da sociedade, o que, segundo ela, vai ao encontro dos projetos realizados pela Fundação. Mônica Picavêa, fundadora da Fundação Alphaville e hoje conselheira, destacou o envolvimento pessoal de cada aluno e elogiou a metodologia de mergulhar na cultura e dia a dia da comunidade, que para ela, dá as propostas mais subsídios. “A vinda de vocês já transformou algo na comunidade. Muitos querem até aprender inglês para conversar diretamente com vocês”, pontuou. A secretária de Desenvolvimento Social, Goretti Martins, elogiou a apresentação e os projetos apresentados, segundo ela, de forma brilhante pelos alunos. “Esperamos que nos visitem outras vezes e tragam mais contribuições para nossas comunidades. Tenho certeza que esse trabalho vai nos ajudar em nossos projetos sociais”. Falou ainda a gerente da Fundação Alphaville, Fernanda Toledo, observando que os dois projetos se encaixam nas propostas da Fundação. “Com isso vamos poder melhorar nossos projetos, não só no Eusébio, mas em todo o País”, frisou. O Secretário Mário Lúcio Ramalho, por sua vez, disse ser uma satisfação para o município de Eusébio, a visita do grupo de pesquisadores que durante duas semanas tiveram oportunidade de interagir com as pessoas. “É importante ver que vocês conseguiram acumular informações sobre nosso município e fiquei muito interessado no setor de inovação social, que para nós é um conceito novo”, comentou. Ele revelou que normalmente as empresas trabalham seu lado filantrópico e realiza ações dentro de seu raio de atividades. “O Eusébio tem características diferentes. É um município novo com um crescimento acelerado de sua população, o que tem seu lado bom e seu lado ruim, pois esse crescimento acaba pressionando o surgimento de outros problemas. Por isso que nosso trabalho é que esse crescimento seja sustentável”, pontuou. No final, ele argumentou que a criação de um órgão específico que faça uma ponte entre os projetos sociais e os investidores pode ser uma ideia a ser avaliada. “Creio que sairemos daqui querendo realmente que essas propostas se tornem realidade e milhares de famílias venha a ser beneficiadas no Eusébio”, frisou. O Prefeito Júnior disse que foi uma boa iniciativa da Fundação Alphaville apresentar o município de Eusébio para os alunos norte-americanos. “Creio que aprendemos muito com eles e eles conosco. Foi uma interação importante que com certeza trará bons frutos para nossa cidade. Agora temos bons elementos para melhorarmos nossos programas sociais, como também para criamos novos”, declarou o chefe da municipalidade.
O grupo de 15 estudantes norte-americanos do curso de mestrado da Universidade do Sul da Califórnia (EUA), que durante duas semanas vivenciaram o cotidiano do município, apresentaram nesta sexta-feira (3), o resultado do estudo que realizaram na área de inovação social, para a Prefeitura de Eusébio. O evento foi realizado no Hotel Holiday In, em Fortaleza e contou com as presenças dos secretários Mário Lúcio (Saúde), Ivonilde Santos (Educação), Goretti Frota (Desenvolvimento Social), Celso Rodrigues (presidente da Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano – AMMA) e representando a Secretaria de Cultura e Turismo, a coordenadora pedagógica, Sandra Façanha.
A ideia da visita era que os alunos, coordenados pelos professores Gary Painter e Paulo Rodrigues, apresentassem após um mergulho na cultura e cotidiano do município, soluções para projetos nas áreas de inclusão social. A aula de campo que eles experimentaram incluiu visitas à escolas e postos e saúde, visita à industrias, caminhada pela comunidade, entrevistas com populares, trilha ecológica, visita a APA do Rio Pacoti e entrevistas com o Prefeito Júnior e secretários.
O resultado foi apresentado pelos próprios alunos, que indicaram duas linhas de ação. A primeira seria a criação de uma Horta Comunitária e um Horto Municipal para a comercialização de produtos. O projeto contaria com aporte da Prefeitura Municipal, Fundação Alphaville e iniciativa privada. O projeto prevê a criação de um espaço para a comercialização dos produtos em forma de mercado ou feira. Outro tipo de financiamento proposto seria a criação de um Banco Comunitário para que a própria comunidade gerenciasse os empréstimos para os setores produtivos.
O segundo projeto proposto é a Incubadora de Projetos Sociais. A experiência acontece, com sucesso, na cidade de Detroit (Michigan-EUA), que praticamente faliu com a crise econômica mundial. Foram apresentados vários exemplos de empresas na área de inovação social, como a Sanergy (Quênia), Soil (Haiti) e a Seico (India), que investem em projetos sociais no seu entorno. A incubadora funcionaria como central para o desenvolvimento das empresas, que teriam acesso a investidores e espaço para seu funcionamento. Os estudantes destacaram que esse projeto pode contar com apoio da Prefeitura, da Fundação Alphaville e da Universidade Federal do Ceará, que já trabalha com incubadoras.
A diretora da Fundação Alphaville, Cláudia Yassunda, destacou a escolha do Brasil e do Ceará pelo grupo para esse trabalho de campo e afirmou que o trabalho desenvolvido pelo Alphaville nem sempre é bem visto pela academia, pois afirma que a empresa cria barreira entre os ricos e pobres com seus empreendimentos de luxo. “Infelizmente essa é nossa realidade, mas muitas vezes a academia fica fechada entre quatro paredes e não conhece o outro lado, que é o trabalho social. Vocês da academia norte americana quebraram esse paradigma”, frisou.
O professor Gary Painter disse que todo processo foi maravilhoso e agradeceu a boa recepção que o grupo teve tanto, da Prefeitura, da Fundação Alphaville, como da comunidade. “Foi um prazer aprender com vocês. Queremos estreitar laços do setor público com o setor privado e vemos que vocês aqui são um bom exemplo disso. O que apresentamos aqui é apenas o início de uma conversa, que pode ser melhor detalhada e acompanhada por nós. ”
O professor Paulo Rodrigues agradeceu o apoio recebido da Prefeitura do Eusébio e da Fundação Alphaville afirmando ter sido uma experiência inovadora para o grupo. O diretor da Fundação Alphaville, Hugo Sena, também destacou as facilidades encontradas no município, com a Prefeitura abrindo verdadeiramente suas portas. “Os projetos apresentados aqui têm uma aplicabilidade a curto prazo e isso é muito importante”, frisou.
O presidente da Autarquia Municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano de Eusébio (AMMA), Celso Rodrigues, agradeceu o grupo pelo trabalho realizado e indagou como o poder público poderia dar início a implantação dos processos. Os alunos afirmaram que o primeiro passo seria ser o incentivador. Sugeriram a criação de incentivos para o surgimento de empresas de inovação social e a busca parcerias com o setor privado. “Temos um relatório de 45 páginas que detalhará mais as nossas propostas”, disse um aluno.
Falou ainda Graça Rodrigues, diretora da Fundação Alphaville no Ceará, que agradeceu o empenho do grupo e dos professores Gary e Paulo. Destacou que as duas propostas apresentadas estão voltadas para a sustentabilidade da sociedade, o que, segundo ela, vai ao encontro dos projetos realizados pela Fundação.
Mônica Picavêa, fundadora da Fundação Alphaville e hoje conselheira, destacou o envolvimento pessoal de cada aluno e elogiou a metodologia de mergulhar na cultura e dia a dia da comunidade, que para ela, dá as propostas mais subsídios. “A vinda de vocês já transformou algo na comunidade. Muitos querem até aprender inglês para conversar diretamente com vocês”, pontuou.
A secretária de Desenvolvimento Social, Goretti Martins, elogiou a apresentação e os projetos apresentados, segundo ela, de forma brilhante pelos alunos. “Esperamos que nos visitem outras vezes e tragam mais contribuições para nossas comunidades. Tenho certeza que esse trabalho vai nos ajudar em nossos projetos sociais”.
Falou ainda a gerente da Fundação Alphaville, Fernanda Toledo, observando que os dois projetos se encaixam nas propostas da Fundação. “Com isso vamos poder melhorar nossos projetos, não só no Eusébio, mas em todo o País”, frisou.
O Secretário Mário Lúcio Ramalho, por sua vez, disse ser uma satisfação para o município de Eusébio, a visita do grupo de pesquisadores que durante duas semanas tiveram oportunidade de interagir com as pessoas. “É importante ver que vocês conseguiram acumular informações sobre nosso município e fiquei muito interessado no setor de inovação social, que para nós é um conceito novo”, comentou.
Ele revelou que normalmente as empresas trabalham seu lado filantrópico e realiza ações dentro de seu raio de atividades. “O Eusébio tem características diferentes. É um município novo com um crescimento acelerado de sua população, o que tem seu lado bom e seu lado ruim, pois esse crescimento acaba pressionando o surgimento de outros problemas. Por isso que nosso trabalho é que esse crescimento seja sustentável”, pontuou.
No final, ele argumentou que a criação de um órgão específico que faça uma ponte entre os projetos sociais e os investidores pode ser uma ideia a ser avaliada. “Creio que sairemos daqui querendo realmente que essas propostas se tornem realidade e milhares de famílias venha a ser beneficiadas no Eusébio”, frisou.
O Prefeito Júnior disse que foi uma boa iniciativa da Fundação Alphaville apresentar o município de Eusébio para os alunos norte-americanos. “Creio que aprendemos muito com eles e eles conosco. Foi uma interação importante que com certeza trará bons frutos para nossa cidade. Agora temos bons elementos para melhorarmos nossos programas sociais, como também para criamos novos”, declarou o chefe da municipalidade.