A Prefeitura Municipal de Eusébio instituiu o Plano Municipal de Esporte Educacional e Inclusivo do município, que vigorará como Política Pública para o período de 2015 a 2025. O Plano, segundo a secretária de Educação de Eusébio, Ivonilde Santos, constitui um marco nas políticas públicas municipais, ao assumir compromissos passíveis de avaliação na perspectiva de contribuir com a qualidade de vida dos munícipes. “O plano será um instrumento de planejamento que definirá metas e estratégias que vão orientar a execução das ações direcionadas a garantir ao esporte educacional como direito,” revela. Segundo Ivonilde, o Plano foi construído de forma participativa, descentralizada e intersetorial, na perspectiva de implementar políticas públicas que venham efetivar esse direito. “Devidamente estruturado, o plano será executado, através de serviços, programas e projetos, tendo como principais prioridades: o desenvolvimento integral, o convívio familiar e a qualidade da vida saudável”, observou.O prefeito Júnior afirma que o esporte educacional tem como objetivo principal, promover o desenvolvimento integral do individuo, tendo em vista os quatro pilares da Unesco para a educação, que são: o saber, o fazer, o ser e o conviver, “desse modo, a proposta é favorecer a formação das competências à cidadania plena, na busca da inclusão e transformação social. O esporte educacional visa o desenvolvimento integral do individuo, mobiliza aprendizagens de conteúdos relacionados à saúde, cidadania, cultura, comunidade e protagonismo juvenil, contribuindo para a inserção social de crianças e adolescentes como indivíduos que compartilham decisões que afetam sua vida e da comunidade”, pontuou. Entre as metas do Plano, a Prefeitura quer universalizar até 2025 a manifestação esportiva como uma ação preventiva à violência no âmbito escolar, familiar, das instituições e da sociedade. Promovendo o desenvolvimento integral do indivíduo no âmbito escolar, familiar, das instituições e da sociedade, e a sua formação para o exercício da cidadania e a prática do lazer. Para alcançar essas metas, a Prefeitura usará de estratégias como; democratizar o acesso a todas as escolas para a prática de atividades esportivas não-formais, garantindo os direitos de crianças e adolescentes; investir na manutenção dos espaços esportivos, garantindo a acessibilidade; universalizar as práticas esportivas, democratizando as oportunidades e a participação de pessoas com deficiência; instituir em 80% das escolas as práticas esportivas não formais; planejar e executar eventos esportivos e lazer de forma regular e investir nos profissionais e aspectos tecnológicos.
A Prefeitura Municipal de Eusébio instituiu o Plano Municipal de Esporte Educacional e Inclusivo do município, que vigorará como Política Pública para o período de 2015 a 2025. O Plano, segundo a secretária de Educação de Eusébio, Ivonilde Santos, constitui um marco nas políticas públicas municipais, ao assumir compromissos passíveis de avaliação na perspectiva de contribuir com a qualidade de vida dos munícipes. “O plano será um instrumento de planejamento que definirá metas e estratégias que vão orientar a execução das ações direcionadas a garantir ao esporte educacional como direito,” revela.
Segundo Ivonilde, o Plano foi construído de forma participativa, descentralizada e intersetorial, na perspectiva de implementar políticas públicas que venham efetivar esse direito. “Devidamente estruturado, o plano será executado, através de serviços, programas e projetos, tendo como principais prioridades: o desenvolvimento integral, o convívio familiar e a qualidade da vida saudável”, observou.
O prefeito Júnior afirma que o esporte educacional tem como objetivo principal, promover o desenvolvimento integral do individuo, tendo em vista os quatro pilares da Unesco para a educação, que são: o saber, o fazer, o ser e o conviver, “desse modo, a proposta é favorecer a formação das competências à cidadania plena, na busca da inclusão e transformação social. O esporte educacional visa o desenvolvimento integral do individuo, mobiliza aprendizagens de conteúdos relacionados à saúde, cidadania, cultura, comunidade e protagonismo juvenil, contribuindo para a inserção social de crianças e adolescentes como indivíduos que compartilham decisões que afetam sua vida e da comunidade”, pontuou.
Entre as metas do Plano, a Prefeitura quer universalizar até 2025 a manifestação esportiva como uma ação preventiva à violência no âmbito escolar, familiar, das instituições e da sociedade. Promovendo o desenvolvimento integral do indivíduo no âmbito escolar, familiar, das instituições e da sociedade, e a sua formação para o exercício da cidadania e a prática do lazer.
Para alcançar essas metas, a Prefeitura usará de estratégias como; democratizar o acesso a todas as escolas para a prática de atividades esportivas não-formais, garantindo os direitos de crianças e adolescentes; investir na manutenção dos espaços esportivos, garantindo a acessibilidade; universalizar as práticas esportivas, democratizando as oportunidades e a participação de pessoas com deficiência; instituir em 80% das escolas as práticas esportivas não formais; planejar e executar eventos esportivos e lazer de forma regular e investir nos profissionais e aspectos tecnológicos.