NOTÍCIAS

17-FEV-2016

SAD Eusébio realiza quase 4 mil atendimentos em 2015

17/02/2016 #administração

O Serviço de Atenção Domiciliar do Eusébio SAD-Eusébio chega aos dois anos de funcionamento tendo realizado no ano passado 3.993 atendimentos. O Serviço foi implantado em janeiro de 2014 com o objetivo de realizar atendimentos domiciliares a pacientes com dificuldades de locomoção, doentes crônicos, acamados, que necessitem de equipamentos tecnológicos e de atendimento especializado. O serviço especializado promovido pela equipe do SAD proporcionou que em 2014, 43 pacientes obtivessem alta médica.

São duas equipes que realizam atendimentos, nos períodos da manhã e tarde, a 62 pacientes cadastrados, além de outros atendimentos eventuais. O perfil atual dos pacientes inclui pessoas acamadas com complicações referentes a doenças clínicas descompensadas, diabetes crônica, insuficiência cardíaca, hipertensão, pacientes em convalescência pós-operatório, entre outros.

Conforme a enfermeira Samyra Nato, as equipes seguem um roteiro diário de visitas e alguns pacientes, dependendo de seu quadro de saúde, podem receber visitas diárias das equipes. Na segunda-feira, as visitas são feitas a pacientes dos bairros Jabuti, Pedras/Santo Antônio, Santa Clara e Tamatanduba; na terça, no Centro, Urucunema, Lagoinha, Parque Havaí e Autódromo; na quarta, Olho D’água, Novo Portugal, Amador e Timbu; na quinta, nas Guaribas, Encantada, Cararu, Precabura e Mangabeira e na sexta-feira, no Centro, além de visitas novas e intercorrenciais

A equipe é formada por dois médicos: Denise Nilo (Tarde) e Herley Lins (Manhã); uma enfermeira: Samyra Nato; duas fisioterapeutas: Marília Nogueira e Larissa de Castro; uma nutricionista; Líbna Oliveira; Duas técnicas de enfermagem; Nislane Targino e Marta Coelho; uma assistente social; Rafaela Gonçalves e um motorista; Clóvis Weyne. A equipe conta ainda com o apoio de três profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF): Luiz Freitas (Fisioterapeuta); Laura Carneiro (Fonoaudióloga) e Raquel Damasceno (Terapeuta Ocupacional), que realizam atendimentos uma vez por semana.

Segundo o prefeito Júnior, o programa tem por objetivo proporcionar conforto e cuidado a pacientes no próprio domicilio com maior freqüência, evitando agravos clínicos, e possibilitando uma qualidade de vida digna à família e ao paciente. Os profissionais também atuam, segundo ele, em parceria com a atenção básica, evitando reinternações, reduzindo o risco de infecção e custos na saúde

O secretário de Saúde, Mário Lúcio Ramalho, observa que o SAD, também disponibiliza toda estrutura médico-hospitalar necessária para a melhoria da saúde dos pacientes, como: aspiradores, inaladores, equipamentos de O2, camas, matérias curativos, transporte a hospitais caso haja necessidade, garantia de exames, aquisição de dietas especiais, além de pactuar fluxo de óbito em horários de não funcionamento.

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
logo
Selo UNICEF 2021-2024