NOTÍCIAS

01-FEV-2016

CAPs Geral de Eusébio recebe cantor Vitoriano Marcos

01/02/2016 #administração

A Prefeitura de Eusébio, através do Centro de Atenção Psicossocial Geral (CAPs-Geral) da Secretaria de Saúde, realizou um show com o cantor Vitoriano Marcos, fortalezense, radicado em São Paulo, que se prepara para gravar seu novo CD. Vitoriano veio ao Eusébio atraído pelo projeto de “Musicoterapia” realizado pelo CAPs-Eusébio e que tem resgatado diversos pacientes com transtornos mentais severos.

Segundo a coordenadora do CAPs, Imaculada Mendonça, o evento foi um “Happy Hour”, onde o cantor fez o pré-lançamento do seu CD, com composições inéditas mais recentes. “Seu repertório aborda a temática da loucura, na expansão da liberdade. Ele ressalta a loucura como necessidade básica para se viver nesse mundo cão”, revela.

Quem marcou presença também na atividade, foi Rodger Rogério, conhecido cantor cearense que fez parte do movimento Pessoal do Ceará, que lançou entre outros os cantores, Fagner e Ednardo para o cenário da música nacional. Rodger apresentou duas músicas de sua autoria e fez participação em uma música do Vitoriano.

O show contou com a participação de usuários, profissionais, residentes e convidados. No final, em um clima de descontração, a banda Forró 100 Preconceito, formada por usuários e servidores do CAPs e Vitoriano tocaram machinhas de carnaval, envolvendo todos os presentes.

O prefeito Júnior destaca o que o Centro de Atenção Psicossocial Geral de Eusébio (CAPs-Geral), que no ano passado completou 10 anos de funcionamento, já realizou mais de 4 mil atendimentos. “O serviço tem como objetivo proporcionar um atendimento diurno às pessoas que sofrem com transtornos mentais severos e persistentes, oferecendo cuidados clínicos e de reabilitação psicossocial, evitando as internações e favorecendo o exercício da cidadania e da inclusão social dos usuários e de suas famílias”.

O prefeito revela que o projeto de musicoterapia tem contribuído para o desenvolvimento da musicalidade, melhora na comunicação, estímulo da fala, da audição, além de proporcionar a convivência social, conseqüentemente a interação, o prazer e alegria e redução do estresse. “Os pacientes se sentem a vontade para expressar seus medos, ansiedades, preocupações, e também conquistam a auto-estimar e autonomia para novas decisões que influenciarão no seu cotidiano”, asseverou.

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
logo
Selo UNICEF 2021-2024