NOTÍCIAS

23-NOV-2015

Reunião do GGIM discute e planeja ações de segurança para o Eusébio

23/11/2015 #administração

A Prefeitura Municipal de Eusébio realizou, nesta quarta-feira (18), a reunião do Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGIM), que tem por objetivos; traçar metas e planejar ações de segurança para o Município. No encontro foram discutidos temas como, as ações de segurança para o evento Eusébio Moto Fest, que será realizado nos dias 27, 28 e 29, deste mês e deverá atrair mais de 40 mil pessoas para a cidade.

O prefeito Júnior afirma que as reuniões de trabalho do GGIM que reúne o Executivo e suas secretarias, as policiais militar e civil, o Ministério Público e o Poder Judiciário tem colaborado para a elaboração de políticas públicas voltadas para a área de segurança, que possam criar uma sensação de segurança entre os cidadãos eusebienses.

A reunião foi aberta pelo Secretário Municipal de Segurança Pública e Cidadania (SMSPC), Lauro Leite. Ele citou a realização de duas palestras no auditório da secretaria, que abordaram os temas: Crime Organizado e Lei Maria da Penha. Destacou, ainda, a realização de um concurso interno para subinspetores, cujo edital foi lançado em 17 de novembro, sendo que a prova de conhecimentos gerais será aplicada em 5 de dezembro.

Sobre o Eusébio Moto Fest, o secretário de Cultura e Turismo, Léo Abreu, disse que está contando com as parcerias da Autarquia Municipal de Trânsito, da Guarda Municipal, Policia Militar, Policia Civil, Assessoria Sobre Drogas, Creas, Ministério Público e Justiça para que tudo ocorra na mais perfeita tranqüilidade.

Ele observou que serão dois dias de shows noturnos, no Pólo de Lazer e anteriormente uma semana de palestras nas escolas, que terá como foco principal a prevenção para motociclistas. Além disso, serão realizadas blitze educativas, que contarão com a participação de alunos da rede municipal de ensino. O aluno voluntário receberá o nome de “Agente Eusebiozinho”. “As crianças estarão aprendendo e ensinando ao mesmo tempo as leis de trânsito. Essa é uma forma lúdica de fazer com que a cidadania seja aprendida desde a infância”, destacou o presidente da Autarquia Municipal de Trânsito, Ocleilson Lima. As blitze serão realizadas no Centro, Jabuti, Santo Antônio e Mangabeira.

Segundo Leo Abreu, o evento colocará Eusébio no roteiro nacional do circuito de Motoclubes, que ocorre em todo o Brasil. “Receberemos grupos do Ceará e de vários estados que se reunirão em uma grande confraternização, o que trará divisas e movimentará o nosso comércio formal e informal”, ressaltou.

Logo em seguida aos informes, a coordenadora do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS), Rosa Maria Mesquita, trouxe um estudo de caso de uma mulher vitima de violência, que está com suas crianças, desamparada e indagou como proceder nesse caso. Disse que o caso é fictício, uma colcha de retalhos encima de casos reais.

Os presentes discutiram várias formas de atendimento, mas chegaram a um conclusão, de que é necessário a existência de uma rede completa de atendimento, com o envolvimento do Executivo, dos agentes de segurança, Conselho Tutelar, Ministério Público, Judiciário, para que essas pessoas em situação de risco não fiquem desamparadas.

Como grande parte dos casos ocorre na madrugada ou em fins de semana, os presentes discutiram formas de melhorar o atendimento, principalmente quando envolverem menores de idade. Presente ao evento, o defensor público, Alexandre Saldanha sugeriu que ocorram escalas de plantão e que o conselheiro tutelar possa ficar disponível 24 horas. Segundo ele, quando não houver o atendimento adequado por problemas estruturais ou de pessoal, o Ministério Público pode ser acionado para tomar as medidas cabíveis.

A delegada titular da Delegacia Metropolitana do Eusébio, Ana Lúcia observou que diariamente recebe casos enquadrados na lei Maria da Penha e que na maioria das vezes as mulheres, após denunciarem os companheiros, se arrependem e decidem fechar os casos. A pedido da coordenadora do Creas, a delegada disse que enviará esses casos agora àquele órgão para que as mulheres agredidas sejam acompanhadas, como também os menores que estejam respondendo medidas socioeducativas.

A Assessora Especial de Políticas Sobre Drogas, Micheline Said, lembrou a intenção do prefeito Júnior que a rede de atendimento se fortaleça, trabalhe de forma integrada e seja resolutiva. Ela sugeriu que no próximo encontro seja discutido melhor os fluxos a serem cumpridos para o atendimento dos casos de violência na cidade. No final. o presidente da AMT, Ocleilson Lima afirmou que o órgão adquiriu uma prancha para que os carros e motos apreendidas possam ser levados para o depósito do Detran com maior rapidez.

Por sugestão do Capitão Giorgio Gonçalves, do Ronda do Quarteirão, a prancha poderá ficar estacionada no quartel do 15º BPM, localizado no município, nos casos que as apreensões ocorram no período da madrugada, feriados e fins de semana. O local inclusive conta com alojamento para o motorista.

Participaram da reunião os secretários: Lauro Leite (Segurança Pública), Léo Abreu (Cultura e Turismo); o presidente da Autarquia Municipal de Trânsito, Ocleilson Lima; a Assessoria Especial de Políticas sobre Drogas, Micheline Said; os guardas de trânsito, Naftáli de Cruz e Daniel Miranda; o comandante do Ronda do Quarteirão do Eusébio, Giorgio Gonçalves; o Policial Militar, Daniel Xavier de Castro; a Delegada Metropolitana de Eusébio, Ana Lúcia Moreira e o defensor público, Alexandre Saldanha.

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
logo
Selo UNICEF 2021-2024