A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Educação do Município, realizou na última quarta-feira (23) a II Mostra das Rádios Escolares, na Câmara Municipal, com a participação de 11 grupos. O objetivo foi mostrar o desenvolvimento do projeto, que está em funcionamento, desde 2006, no município e tem como meta principal trabalhar o protagonismo juvenil. “O projeto partiu na necessidade de promover dentro dos ambientes os conhecimentos adquiridos em sala de aula, reconhecendo e respeitando potencialidades e competências de cada um por meio da troca de idéias e do diálogo”, afirmou a secretária de Educação, Ivonilde Santos. Segundo ela, com este trabalho a Seduce pretende favorecer o protagonismo discente de todos os níveis de ensino, promovendo a discussão, pesquisa, o aperfeiçoamento da leitura, da escrita, desenvolvendo a oralidade e a desinibição como também incentivando a liberdade de expressão com responsabilidade e o senso crítico.Presente ao evento, o Prefeito Júnior parabenizou os alunos pelas apresentações e elaboração dos programas bem informativos e com assuntos da atualidade. “Parabenizo a todas as 25 escolas que contam com esse projeto hoje, criado e é mantido com recursos exclusivamente municipais. Temos conhecimento que os jovens que participam desse projeto apresentam um diferencial no se desempenho como aluno e na sociedade. Não tenho duvidas que essa forma de protagonismo que hoje vocês experimentam farão de vocês no futuro cidadãos cientes de seus direitos e deveres, com senso crítico e responsáveis, o que significará um diferencial para a sociedade” declarou. Segundo o gestor público, ele espera que o projeto possa ser ampliado para outras escolas. “A Prefeitura conta com vocês para a divulgação de nossas campanhas e projetos, inclusive sobre a nossa coleta seletiva, que hoje atende a 50% do município e até 2016 queremos chegar a 100% da cidade”, destacou. Participaram da mostra na Câmara Municipal, as escolas: Mundo Encantado da Criança, Lagoinha, Eduardo Alves, São Miguel, Izídio José Campina, Guaribas, Elisbão Pio, Mário Sales, Paulo Sá, João de Freitas e Cararu. Cada escola tinha 10 minutos para apresentar um programa com temas variados. Treze outras rádios escolares fizeram apresentações nas próprias escolas. Participam alunos a partir de 8 anos de idade até os 15 anos (do 2º ao 9º ano). Os programas são criados, elaborados e apresentados pelos próprios alunos são apresentados diariamente, por 15 minutos, no horário do intervalo. Segundo a coordenadora do projeto, professora Lúcia Baltazar, o Rádio Escolar envolve, na verdade, todos os alunos das 25 escolas, pois os mesmos participam do projeto através de competições como o “Soletrando” e o “Perguntas e Respostas” e de apresentações culturais, como grupos de flautas, violão e outras atividades. Ela observa que alguns alunos-locutores, por seu desempenho são chamados para apresentarem alguns eventos da própria prefeitura.
A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Educação do Município, realizou na última quarta-feira (23) a II Mostra das Rádios Escolares, na Câmara Municipal, com a participação de 11 grupos. O objetivo foi mostrar o desenvolvimento do projeto, que está em funcionamento, desde 2006, no município e tem como meta principal trabalhar o protagonismo juvenil. “O projeto partiu na necessidade de promover dentro dos ambientes os conhecimentos adquiridos em sala de aula, reconhecendo e respeitando potencialidades e competências de cada um por meio da troca de idéias e do diálogo”, afirmou a secretária de Educação, Ivonilde Santos.
Segundo ela, com este trabalho a Seduce pretende favorecer o protagonismo discente de todos os níveis de ensino, promovendo a discussão, pesquisa, o aperfeiçoamento da leitura, da escrita, desenvolvendo a oralidade e a desinibição como também incentivando a liberdade de expressão com responsabilidade e o senso crítico.
Presente ao evento, o Prefeito Júnior parabenizou os alunos pelas apresentações e elaboração dos programas bem informativos e com assuntos da atualidade. “Parabenizo a todas as 25 escolas que contam com esse projeto hoje, criado e é mantido com recursos exclusivamente municipais. Temos conhecimento que os jovens que participam desse projeto apresentam um diferencial no se desempenho como aluno e na sociedade. Não tenho duvidas que essa forma de protagonismo que hoje vocês experimentam farão de vocês no futuro cidadãos cientes de seus direitos e deveres, com senso crítico e responsáveis, o que significará um diferencial para a sociedade” declarou.
Segundo o gestor público, ele espera que o projeto possa ser ampliado para outras escolas. “A Prefeitura conta com vocês para a divulgação de nossas campanhas e projetos, inclusive sobre a nossa coleta seletiva, que hoje atende a 50% do município e até 2016 queremos chegar a 100% da cidade”, destacou.
Participaram da mostra na Câmara Municipal, as escolas: Mundo Encantado da Criança, Lagoinha, Eduardo Alves, São Miguel, Izídio José Campina, Guaribas, Elisbão Pio, Mário Sales, Paulo Sá, João de Freitas e Cararu. Cada escola tinha 10 minutos para apresentar um programa com temas variados. Treze outras rádios escolares fizeram apresentações nas próprias escolas. Participam alunos a partir de 8 anos de idade até os 15 anos (do 2º ao 9º ano). Os programas são criados, elaborados e apresentados pelos próprios alunos são apresentados diariamente, por 15 minutos, no horário do intervalo.
Segundo a coordenadora do projeto, professora Lúcia Baltazar, o Rádio Escolar envolve, na verdade, todos os alunos das 25 escolas, pois os mesmos participam do projeto através de competições como o “Soletrando” e o “Perguntas e Respostas” e de apresentações culturais, como grupos de flautas, violão e outras atividades. Ela observa que alguns alunos-locutores, por seu desempenho são chamados para apresentarem alguns eventos da própria prefeitura.