O Núcleo de Apoio a Saúde da Família do Timbu (NASF-Timbú), da Secretaria Municipal de Saúde de Eusébio, oferece um serviço diferenciado aos usuários do sistema público de saúde daquele território, que abrange oito bairros do município – Mangabeira, Cararu, Precabura, Encantada, Cauaçu, Timbú, Olho D’água e Novo Portugal. Trata-se do atendimento individualizado de reabilitação motora o que amplia a missão do Núcleo de orientar e prevenir doenças. Além desse serviço, o NASF-Timbú realiza ainda o atendimento de fisioterapia domiciliar. Segundo a coordenadora Adriana Arrais, os dois serviços não fazem parte do perfil do NASF, mas estão sendo oferecidos devido a uma alta demanda dos usuários do Sistema de Saúde da região e a distância do Centro de Reabilitação do Eusébio, que fica no bairro da Lagoinha. “Apesar da facilidade de transporte público gratuito, pensamos em oferecer um serviço mais próximo da comunidade, o que foi prontamente acatado pelo secretário de Saúde, Dr. Mário Lúcio e pelo Prefeito Júnior”, disse Adriana.O atendimento de fisioterapia no NASF é feito a partir de um referenciamento, por parte, dos médicos que atendem no Postos de Saúdes. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h30 ao meio dia. Por dia, são atendidas, em média no local, 12 pessoas, o que significa algo em torno de 240 pessoas/mês. Já no acompanhamento domiciliar, a fisioterapeuta Valdênia Paes atende 25 pacientes por semana. Além disso, ela capacita um “cuidador” para realizar os exercícios diariamente com o paciente. O secretário Mário Lúcio destaca o empenho dos profissionais do NASF-Timbú, em buscar oferecer serviços complementares à população daquele território da Grande Mangabeira. Ele afirma que o trabalho realizado já responde pela redução do adoecimento da população e pela melhor qualidade de vida dos usuários do Sistema de Saúde, meta esta buscada por qualquer gestor público do país. O prefeito Júnior afirma que projetos como esse mostram o grau de engajamento dos profissionais de saúde de Eusébio. Segundo ele, é com esse espírito que a administração vem buscando oferecer a população serviços de qualidade, que possibilitem a prevenção em todos os níveis. “Em breve o Eusébio estará dando mais um passo para ser um dos municípios do Brasil com melhores equipamentos na área de saúde, pois estará em construção o Centro Especializado em Reabilitação. O CER do Eusébio será referência para dez municípios da Micro-Região de Saúde de Fortaleza e de Cascavel, com capacidade para atender 600 mil pessoas. Esse equipamento, que com certeza colocará nossa cidade, mais uma vez, como pólo especializado em saúde pública do Estado”, destacou.
O Núcleo de Apoio a Saúde da Família do Timbu (NASF-Timbú), da Secretaria Municipal de Saúde de Eusébio, oferece um serviço diferenciado aos usuários do sistema público de saúde daquele território, que abrange oito bairros do município – Mangabeira, Cararu, Precabura, Encantada, Cauaçu, Timbú, Olho D’água e Novo Portugal. Trata-se do atendimento individualizado de reabilitação motora o que amplia a missão do Núcleo de orientar e prevenir doenças.
Além desse serviço, o NASF-Timbú realiza ainda o atendimento de fisioterapia domiciliar. Segundo a coordenadora Adriana Arrais, os dois serviços não fazem parte do perfil do NASF, mas estão sendo oferecidos devido a uma alta demanda dos usuários do Sistema de Saúde da região e a distância do Centro de Reabilitação do Eusébio, que fica no bairro da Lagoinha. “Apesar da facilidade de transporte público gratuito, pensamos em oferecer um serviço mais próximo da comunidade, o que foi prontamente acatado pelo secretário de Saúde, Dr. Mário Lúcio e pelo Prefeito Júnior”, disse Adriana.
O atendimento de fisioterapia no NASF é feito a partir de um referenciamento, por parte, dos médicos que atendem no Postos de Saúdes. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h30 ao meio dia. Por dia, são atendidas, em média no local, 12 pessoas, o que significa algo em torno de 240 pessoas/mês. Já no acompanhamento domiciliar, a fisioterapeuta Valdênia Paes atende 25 pacientes por semana. Além disso, ela capacita um “cuidador” para realizar os exercícios diariamente com o paciente.
O secretário Mário Lúcio destaca o empenho dos profissionais do NASF-Timbú, em buscar oferecer serviços complementares à população daquele território da Grande Mangabeira. Ele afirma que o trabalho realizado já responde pela redução do adoecimento da população e pela melhor qualidade de vida dos usuários do Sistema de Saúde, meta esta buscada por qualquer gestor público do país.
O prefeito Júnior afirma que projetos como esse mostram o grau de engajamento dos profissionais de saúde de Eusébio. Segundo ele, é com esse espírito que a administração vem buscando oferecer a população serviços de qualidade, que possibilitem a prevenção em todos os níveis. “Em breve o Eusébio estará dando mais um passo para ser um dos municípios do Brasil com melhores equipamentos na área de saúde, pois estará em construção o Centro Especializado em Reabilitação. O CER do Eusébio será referência para dez municípios da Micro-Região de Saúde de Fortaleza e de Cascavel, com capacidade para atender 600 mil pessoas. Esse equipamento, que com certeza colocará nossa cidade, mais uma vez, como pólo especializado em saúde pública do Estado”, destacou.