A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria do Desenvolvimento Social, participa do programa Jovem Aprendiz, que tem como principal meta; garantir aos jovens a experiência necessária e o conhecimento teórico e também prático para que ele possa desempenhar uma profissão com desenvoltura e assim, garantir sua entrada e permanência no mercado de trabalho. O programa é voltado principalmente para jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.São 20 jovens, com idade de 18 a 21 anos, que integram do projeto no âmbito eusebiense e que participam do chamado estágio-remunerado em três empresas instaladas no município – Atacadão, Supermercado Frangolândia e o Super Guará. Eles passam por um curso de qualificação, que no município é realizado pelo Instituto de Educação Portal (IEP) e, trabalham quatro horas por dia, de segunda a sexta. Desta forma eles podem dar continuidade aos estudos. Cada jovem aprendiz recebe uma bolsa de R$ 592,00. Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Marta Gonçalves, o jovem-aprendiz tem direito a 13º salário e a todos os benefícios concedidos aos demais empregados. “Além disso, suas férias devem coincidir com o período de férias escolares”, destaca. O Programa do Governo Jovem Aprendiz foi criado em 2005 e tem como meta aumentar as chances de atuação no mercado de trabalho para jovens, através do preparo e treinamento necessário para que possam conhecer mais sobre a profissão escolhida. O prefeito Júnior observa que o projeto é uma importante ferramenta de inserção dos jovens no mercado de trabalho, a partir do apoio de Empresas parceiras que aderem a ideia de contratar estudantes. “Além da experiência, o projeto também estimula o aprendizado ao exigir que o aluno deva estar matriculado e frequentando o Ensino Fundamental ou alguma Escola Técnica”, assevera.
A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria do Desenvolvimento Social, participa do programa Jovem Aprendiz, que tem como principal meta; garantir aos jovens a experiência necessária e o conhecimento teórico e também prático para que ele possa desempenhar uma profissão com desenvoltura e assim, garantir sua entrada e permanência no mercado de trabalho. O programa é voltado principalmente para jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
São 20 jovens, com idade de 18 a 21 anos, que integram do projeto no âmbito eusebiense e que participam do chamado estágio-remunerado em três empresas instaladas no município – Atacadão, Supermercado Frangolândia e o Super Guará. Eles passam por um curso de qualificação, que no município é realizado pelo Instituto de Educação Portal (IEP) e, trabalham quatro horas por dia, de segunda a sexta. Desta forma eles podem dar continuidade aos estudos. Cada jovem aprendiz recebe uma bolsa de R$ 592,00.
Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Marta Gonçalves, o jovem-aprendiz tem direito a 13º salário e a todos os benefícios concedidos aos demais empregados. “Além disso, suas férias devem coincidir com o período de férias escolares”, destaca. O Programa do Governo Jovem Aprendiz foi criado em 2005 e tem como meta aumentar as chances de atuação no mercado de trabalho para jovens, através do preparo e treinamento necessário para que possam conhecer mais sobre a profissão escolhida.
O prefeito Júnior observa que o projeto é uma importante ferramenta de inserção dos jovens no mercado de trabalho, a partir do apoio de Empresas parceiras que aderem a ideia de contratar estudantes. “Além da experiência, o projeto também estimula o aprendizado ao exigir que o aluno deva estar matriculado e frequentando o Ensino Fundamental ou alguma Escola Técnica”, assevera.