NOTÍCIAS

20-JUL-2015

Eusébio participará de programa de qualificação da Rede de Atenção Primária de Saúde

20/07/2015 #administração

O município de Eusébio será um dos primeiros municípios a ser beneficiado pelo programa do Governo do Estado de melhoria e qualificação da Atenção Primária, que prevê a capacitação das equipes do Programa Saúde da Família e melhorias tecnológicas para Unidades Básicas de Saúde. O programa será iniciado no mês de setembro. O anúncio foi dado pelo secretário de Saúde do Estado, Henrique Javi ao Prefeito Júnior, em audiência na sede da Secretaria, em Fortaleza.

O Prefeito Júnior, ao lado do deputado estadual Bruno Gonçalves, foi tratar com Javi sobre as demandas do município de Eusébio no tocante a área de Saúde, dentre elas, a liberação de mais recursos para a Atenção Secundária; a liberação de medicamentos, que estão em atraso; e a cessão de equipamentos para a rede municipal de saúde, entre outras pendências.

O chefe do executivo eusebiense destacou que o Eusébio banca a Policlínica de Especialidades Médicas com 19 especialidades e também destacou que a fila de cirurgias eletivas no município está zerada. “No município as cirurgias eletivas são feitas por mim, pelo deputado Bruno Gonçalves e pelo ex-prefeito Acilon Gonçalves. Nosso serviço de saúde é referencia para municípios, como: Itaitinga, Aquiraz, Pindoretama, Cascavel, Beberibe, entre outros e apesar de toda essa produção os recursos não tem aumentado”, asseverou.

O secretário afirmou que a meta do governo do Estado é trabalhar para reformular a lógica atual de divisão das verbas por meio do coeficiente populacional, passando a pagar por procedimento. “Com isso muita coisa seria resolvida. Hoje pagamos um preço alto de 20 anos de tabela do SUS defasada”, destacou Henrique Javi.

Segundo o Prefeito Júnior, o Eusébio está investindo mensalmente com saúde, cerca de 24% do seu orçamento, quando a Constituição Federal prevê no máximo 15%. Observou, ainda, que com a Policlínica a prefeitura tem investido em média com recursos próprios R$ 700 mil/mês. “Estamos no nosso limite. No nosso município a saúde funciona. Temos a menor mortalidade infantil do país, e o senhor sabe que essa é a melhor referência para mostrar se a saúde realmente está ou não funcionando.”, destacou o prefeito.

O secretário reconheceu que município de Eusébio está recebendo aquém da sua produção e que o valor pago pelo custeio está longe do ideal. O prefeito solicitou que Estado possa dar sua contribuição com a liberação de equipamentos para as unidades de saúde do município, e o secretário solicitou que a prefeitura envie um ofício com as necessidades do município.

Outro assunto tratado no encontro foi com relação a liberação dos medicamentos que estão em atraso. O prefeito afirmou que diversos itens obrigatórios da lista do SUS estão faltando nas farmácias públicas da cidade. O secretário observou que houve um atraso na licitação pública feita pelo Governo do Estado para todos os municípios, mas diversos itens já estão no depósito e poderão ser liberados para o município.

Segundo ele, a partir do próximo ano o governo do Estado está estudando a possibilidade de se responsabilizar por apenas 40% dos 169 itens da tabela de medicamentos, que segundo ele, são os mais caros e representam 80% dos recursos investidos no setor. “Os demais itens seriam adquiridos pelos próprios municípios. Atualmente estamos com dificuldades com os fornecedores, mas a situação agora tende a melhorar”, prometeu.

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
logo
Selo UNICEF 2021-2024