NOTÍCIAS

19-JUL-2015

Eusébio realiza 7ª Conferência de Saúde

19/07/2015 #administração

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza no próximo dia 24 de julho, na Escola de Ensino Profissional Eusébio de Queiroz, a 7ª Conferência Municipal de Saúde de Eusébio, que nesta edição, tratará do tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”.

Segundo o secretário de Saúde de Eusébio, Mário Lúcio Ramalho, a Conferência Municipal de Saúde é um momento propício para debater ideias, fomentar discussões e avaliar com profundidade a situação de saúde no município de Eusébio. “Serve também como espaço para reflexão e elaboração de propostas que servirão para nortear a formulação das políticas públicas de saúde no âmbito municipal, estadual e federal”, asseverou.

Ele observa que as Conferências Municipais acontecem a cada quatro anos e se constituem no ápice da participação da população para a construção de um SUS vinculado com a cidadania. “Nesta conferência, representantes do governo, profissionais de saúde, prestadores de serviços e principalmente a sociedade civil estarão reunidos para abordar os quatro eixos principais da Conferência, que são: direito à Saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade; participação social; valorização do trabalho e da educação em saúde; financiamento do SUS e relação público-privado”.

Mário Lúcio observa que o município de Eusébio já vem se preparando para esse momento tendo realizado três pré-conferências territoriais nas localidades de Timbu, que reuniu todos os bairros da chamada Grande Mangabeira; Jabuti, com representantes os três Jabutis (19, 20 e 21), Santo Antônio e Santa Clara; e a conferência do Centro, onde foram discutidas propostas para a Conferência Municipal e escolhidos os delegados de cada localidade. “Na conferência estadual, todas as propostas discutidas com as comunidades estarão em pauta para definirmos nossa contribuição para a Conferência Estadual”, destaca.

O prefeito Júnior observa que a realização das conferências é um momento propício para que a população possa intervir nas políticas públicas de Saúde. “Essa instância tem como foco maior a participação das comunidades, que podem colocar suas demandas e apontar os caminhos para a melhoria do sistema. Consideramos um dos momentos mais importantes de interação e coleta de subsídios para a elaboração das políticas públicas de nossa cidade”, comenta o gestor municipal.

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
logo
Selo UNICEF 2021-2024