O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas do Eusébio (CAPS AD) realizou em 2014, um total de 8.267 procedimentos, entre acolhimentos, atendimentos ambulatoriais, encaminhamentos, oficinas, reuniões, visitas, triagens e palestras. O serviço, que é realizado pela Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Saúde, é aberto e de caráter comunitário e tem como objetivo atender pessoas com transtornos mentais decorrentes do abuso de substâncias psicoativas. A coordenadora do CAPS AD e assessora especial de Políticas Sobre Drogas de Eusébio, Micheline Vieira Said Bravo, observa que o Centro configura-se como um serviço ambulatorial e regionalizado, onde o paciente recebe consultas médicas, atendimentos terapêuticos individuais ou em grupos. O CAPS AD desenvolve diversas atividades com os pacientes, dentre eles: grupos motivacionais, grupos de prevenção de recaídas, grupo de famílias, grupo de mulheres, grupo de terapia ocupacional, atendimento psicoterápico individual e em grupo; consulta clínica e psiquiátrica e visitas domiciliares e institucionais. Outro serviço realizado pelo órgão, que tem obtido um bom retorno com a reincidência mínima, segundo Micheline, é o Programa de Reinserção Social, onde o paciente após o tratamento recebe uma bolsa social, até ser inserido no mercado de trabalho e possa retomar a vida fora do vício. Ela cita ainda a participação no Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas do município e a articulação com a Assessoria Especial de Políticas sobre Drogas do município para garantia de vagas nas comunidades terapêuticas. Os pacientes também participaram de oficinas no ano passado, entre elas, a realizada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), de Olericultura Orgânica. Os pacientes foram capacitados sobre todo processo de cultivo e comercialização de produtos orgânicos, desde o processo de escolha das sementes, à parte da comercialização, passando ainda pela identificação de pragas e doenças das plantas, construção de canteiros, e conhecimento básico sobre o sistema de agricultura orgânica. O Prefeito Júnior observa que o CAPS AD é um serviço de grande importância na rede de prevenção e combate as drogas lícitas e ilícitas no município, que tem colaborado bastante para a implantação das políticas sobre drogas do município. Ele observa que a rede de prevenção, passa pelas escolas, com a disciplina de ‘Formação Humana e Cidadania’ e com o Tempo Integral, pelo Esporte, Lazer, Cultura e nas capacitações. “Nosso trabalho é diuturno, mas com o objetivo maior, o de formar cidadãos cientes de seus direitos e deveres para consigo e para com a sociedade”, destaca.
O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas do Eusébio (CAPS AD) realizou em 2014, um total de 8.267 procedimentos, entre acolhimentos, atendimentos ambulatoriais, encaminhamentos, oficinas, reuniões, visitas, triagens e palestras. O serviço, que é realizado pela Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Saúde, é aberto e de caráter comunitário e tem como objetivo atender pessoas com transtornos mentais decorrentes do abuso de substâncias psicoativas.
A coordenadora do CAPS AD e assessora especial de Políticas Sobre Drogas de Eusébio, Micheline Vieira Said Bravo, observa que o Centro configura-se como um serviço ambulatorial e regionalizado, onde o paciente recebe consultas médicas, atendimentos terapêuticos individuais ou em grupos.
O CAPS AD desenvolve diversas atividades com os pacientes, dentre eles: grupos motivacionais, grupos de prevenção de recaídas, grupo de famílias, grupo de mulheres, grupo de terapia ocupacional, atendimento
psicoterápico individual e em grupo; consulta clínica e psiquiátrica e visitas domiciliares e institucionais.
Outro serviço realizado pelo órgão, que tem obtido um bom retorno com a reincidência mínima, segundo Micheline, é o Programa de Reinserção Social, onde o paciente após o tratamento recebe uma bolsa social, até ser inserido no mercado de trabalho e possa retomar a vida fora do vício.
Ela cita ainda a participação no Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas do município e a articulação com a Assessoria Especial de Políticas sobre Drogas do município para garantia de vagas nas comunidades terapêuticas.
Os pacientes também participaram de oficinas no ano passado, entre elas, a realizada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), de Olericultura Orgânica. Os pacientes foram capacitados sobre todo processo de cultivo e comercialização de produtos orgânicos, desde o processo de escolha das sementes, à parte da comercialização, passando ainda pela identificação de pragas e doenças das plantas, construção de canteiros, e conhecimento básico sobre o sistema de agricultura orgânica.
O Prefeito Júnior observa que o CAPS AD é um serviço de grande importância na rede de prevenção e combate as drogas lícitas e ilícitas no município, que tem colaborado bastante para a implantação das políticas sobre drogas do município. Ele observa que a rede de prevenção, passa pelas escolas, com a disciplina de ‘Formação Humana e Cidadania’ e com o Tempo Integral, pelo Esporte, Lazer, Cultura e nas capacitações. “Nosso trabalho é diuturno, mas com o objetivo maior, o de formar cidadãos cientes de seus
direitos e deveres para consigo e para com a sociedade”, destaca.