NOTÍCIAS

03-DEZ-2014

AMMA implanta o Ponto Biométrico dos funcionários

03/12/2014 #administração

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA) está implantando o ponto eletrônico biométrico dos funcionários com o objetivo de melhorar e otimizar o atendimento feito pelo órgão à população, como também, comprovar a presença e remunerar corretamente as horas extras ou mesmo controlar as ausências, sem justa causa, do servidor. “É uma via de mão dupla, pois tanto o funcionário ganha com o reconhecimento de seus direitos como a administração, que passa acompanhar a assiduidade e o desempenho dos servidores”, disse o presidente da AMMA, Celso Rodrigues.

O equipamento foi instalado em setembro e está em fase de adaptação. Segundo Celso, nesse período, os 47 funcionários da AMMA fizeram o cadastramento biométrico e estão se adaptando bem ao sistema, “antes fazíamos o ponto manual, que era sujeito a falhas. Agora o funcionário inclusive pode ter acesso ao espelho de seu ponto pelo computador”, revela.

De imediato, apesar de estar em fase de testes, o equipamento reduziu bastante as faltas dos funcionários. “Os funcionários terão 60 dias para se adaptarem ao ponto biométrico. Iniciaremos seu uso oficial a partir de 2 de janeiro. Eles estão cientes que, a partir de então, as faltas não justificadas serão encaminhadas ao setor pessoal para as medidas cabíveis. Essa é uma tendência do serviço publico cada vez mais prestar serviços de qualidade à população, com funcionários capacitados e cumpridores de seus deveres”, observa.

O equipamento do Ponto Biométrico identifica o trabalhador através da biometria; registra a marcação de ponto em sua memória; imprime o comprovante do trabalhador. Tem a função de otimizar a entrada e saída de funcionários; inviabiliza erros manuais através da automação de procedimentos e cálculos; não permite manipulação das marcações de ponto; garante uma operação totalmente automatizada e auxilia numa gestão legalizada relacionada com a freqüência dos funcionários.

Segundo o prefeito Júnior, a medida tomada pela AMMA é um passo a frente no relacionamento dos órgãos públicos com os funcionários. “Ponto Convencional dava margem para fraudes, como um terceiro assinar pelos funcionários. Com o controle biométrico, as chances de burlas e fraudes é praticamente zero. Seu objetivo é otimizar o serviço realizado pela AMMA, como também comprovar a presença e remunerar corretamente o funcionário incentivando a assiduidade”, afirma o gestor.

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
logo
Selo UNICEF 2021-2024