A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Esportes e Juventude, está realizando a formação dos instrutores do Programa Academia Eusébio de Karatê realizado nas escolas da Rede Municipal e nos Pólos de Atendimento à Juventude. A capacitação está sendo realizada com apoio da Federação Cearense de Karatê, através do “shihan” Ronivon Vieira, responsável técnico pelo grupo. Ronivon é faixa preta 1o DAM, graduado em educação física, especialista em psicomotricidade e artes marciais – esporte combate e luta. Os treinamentos acontecem uma vez por semana no Estádio Municipal. “A idéia básica é fazer com que o Karatê seja utilizado como atividade socializante e de integração das crianças e jovens, além de dar mais qualidade aos professores. Esses nossos encontros é o momento de realizar um intercâmbio, identificar as dificuldades e buscar as soluções”, frisa Ronivon. O curso está sendo voltado para seis professores e três instrutores do programa. Segundo o professor Marciano Celestino Batista, hoje guarda municipal em Eusébio, o projeto começou com três adolescentes, através do professor e hoje vereador Michel Chokito. “Iniciamos com dez crianças. Quando chegamos na graduação, passamos também a lecionar e iniciar a expansão do projeto nas localidades. Essa expansão só aconteceu após a formação da segunda geração de alunos. Iniciamos na Mangabeira, Jabuti, Santo Antônio, Parque Havaí e chegamos a 800 alunos. Hoje temos cerca de 500”, observa. Segundo Marciano, o projeto já formou mais de 2 mil alunos no Eusébio. Mais recentemente passamos a ministrar aulas nas escolas, em parceria com a Secretaria de Educação, com os projetos Mais Educação e Tempo Integral. Com a formação da terceira geração, o projeto passou a ser encampado pela prefeitura que passou a patrocinar a troca de faixas, intercâmbios, kimonos, mudanças de faixa e competições. Hoje o projeto conta com seis professores faixa preta. Segundo o prefeito Júnior, o projeto Academia Eusébio de Karatê tem como princípios a socialização, prevenção de drogas, respeito, disciplina e trabalhar o caráter do cidadão. “Esse projeto faz parte de uma rede social implantada por nossa administração que objetiva dar condições a nossa juventude se desenvolver através do esporte”.
A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Esportes e Juventude, está realizando a formação dos instrutores do Programa Academia Eusébio de Karatê realizado nas escolas da Rede Municipal e nos Pólos de Atendimento à Juventude. A capacitação está sendo realizada com apoio da Federação Cearense de Karatê, através do “shihan” Ronivon Vieira, responsável técnico pelo grupo.
Ronivon é faixa preta 1o DAM, graduado em educação física, especialista em psicomotricidade e artes marciais – esporte combate e luta. Os treinamentos acontecem uma vez por semana no Estádio Municipal. “A idéia básica é fazer com que o Karatê seja utilizado como atividade socializante e de integração das crianças e jovens, além de dar mais qualidade aos professores. Esses nossos encontros é o momento de realizar um intercâmbio, identificar as dificuldades e buscar as soluções”, frisa Ronivon.
O curso está sendo voltado para seis professores e três instrutores do programa. Segundo o professor Marciano Celestino Batista, hoje guarda municipal em Eusébio, o projeto começou com três adolescentes, através do professor e hoje vereador Michel Chokito. “Iniciamos com dez crianças. Quando chegamos na graduação, passamos também a lecionar e iniciar a expansão do projeto nas localidades. Essa expansão só aconteceu após a formação da segunda geração de alunos. Iniciamos na Mangabeira, Jabuti, Santo Antônio, Parque Havaí e chegamos a 800 alunos. Hoje temos cerca de 500”, observa.
Segundo Marciano, o projeto já formou mais de 2 mil alunos no Eusébio. Mais recentemente passamos a ministrar aulas nas escolas, em parceria com a Secretaria de Educação, com os projetos Mais Educação e Tempo Integral. Com a formação da terceira geração, o projeto passou a ser encampado pela prefeitura que passou a patrocinar a troca de faixas, intercâmbios, kimonos, mudanças de faixa e competições. Hoje o projeto conta com seis professores faixa preta.
Segundo o prefeito Júnior, o projeto Academia Eusébio de Karatê tem como princípios a socialização, prevenção de drogas, respeito, disciplina e trabalhar o caráter do cidadão. “Esse projeto faz parte de uma rede social implantada por nossa administração que objetiva dar condições a nossa juventude se desenvolver através do esporte”.