A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Saúde, iniciou nesta segunda-feira, dia 27, a Campanha de Prevenção contra Hanseníase, intitulada “Hanseníase tem cura”. A ação prevê a realização de palestras nos Postos de Saúde, com distribuição de material informativo, exames e encaminhamentos dos casos suspeitos para um especialista que poderá realizar a detecção da doença. A campanha é alusiva ao ‘Dia Nacional de Luta contra a Hanseníase’, ocorrido no domingo. Segundo o secretário de Saúde de Eusébio, Mário Lúcio, a Hanseníase é uma doença que tem cura, mas é preciso identificá-la assim que os sintomas surgem. Segundo ele, o primeiro e principal sinal é o aparecimento de manchas de cor parda, ou eritematosas (manchas de cor avermelhada na pele). O prefeito Júnior destaca a importância da campanha, pois segundo ele, se o tratamento for feito logo no início da doença, mais chances a pessoa tem de alcançar a cura, sem seqüelas, e também impede que ela transmita para outras pessoas. A hanseníase é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae. Foi descoberta em 1873, entretanto, e é uma das doenças mais antigas já registradas na literatura. A transmissão da bactéria Mycobacterium leprae ocorre pelo contato íntimo e contínuo. O diagnóstico da hanseníase é feito pelo dermatologista e envolve a avaliação clínica do paciente, com aplicação de testes de sensibilidade, palpação de nervos, avaliação da força motora e, às vezes, até biópsia. O tratamento é gratuito. São usados antibióticos e o tratamento completo é longo, de seis meses a um ano ou mais. A programação da semana nos postos de saúde é a seguinte: Posto de Encantada (segunda-feira, dia 27 – 8 horas); Posto Santa Clara e Posto Parque Havai (terça-feira, dia 28, 8 horas); Postos Amador, Guaribas, Cararu e Jabuti 20 (quarta-feira, 8 horas) e Posto da Pedra/Santo Antônio, às 14 horas); Postos Olho D’água, Timbu, Lagoinha e Autódromo (quinta-feira, 8 horas); Urucunema e Jabuti 19 (sexta-feira, as 8 horas).
A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Saúde, iniciou nesta segunda-feira, dia 27, a Campanha de Prevenção contra Hanseníase, intitulada “Hanseníase tem cura”. A ação prevê a realização de palestras nos Postos de Saúde, com distribuição de material informativo, exames e encaminhamentos dos casos suspeitos para um especialista que poderá realizar a detecção da doença. A campanha é alusiva ao ‘Dia Nacional de Luta contra a Hanseníase’, ocorrido no domingo.
Segundo o secretário de Saúde de Eusébio, Mário Lúcio, a Hanseníase é uma doença que tem cura, mas é preciso identificá-la assim que os sintomas surgem. Segundo ele, o primeiro e principal sinal é o aparecimento de manchas de cor parda, ou eritematosas (manchas de cor avermelhada na pele).
O prefeito Júnior destaca a importância da campanha, pois segundo ele, se o tratamento for feito logo no início da doença, mais chances a pessoa tem de alcançar a cura, sem seqüelas, e também impede que ela transmita para outras pessoas.
A hanseníase é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae. Foi descoberta em 1873, entretanto, e é uma das doenças mais antigas já registradas na literatura. A transmissão da bactéria Mycobacterium leprae ocorre pelo contato íntimo e contínuo.
O diagnóstico da hanseníase é feito pelo dermatologista e envolve a avaliação clínica do paciente, com aplicação de testes de sensibilidade, palpação de nervos, avaliação da força motora e, às vezes, até biópsia. O tratamento é gratuito. São usados antibióticos e o tratamento completo é longo, de seis meses a um ano ou mais.
A programação da semana nos postos de saúde é a seguinte: Posto de Encantada (segunda-feira, dia 27 – 8 horas); Posto Santa Clara e Posto Parque Havai (terça-feira, dia 28, 8 horas); Postos Amador, Guaribas, Cararu e Jabuti 20 (quarta-feira, 8 horas) e Posto da Pedra/Santo Antônio, às 14 horas); Postos Olho D’água, Timbu, Lagoinha e Autódromo (quinta-feira, 8 horas); Urucunema e Jabuti 19 (sexta-feira, as 8 horas).