A Prefeitura de Eusébio, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), oferece o Serviço Família acolhedora desde 2017. O Serviço foi criado a nível municipal pela lei 1430/2016, sendo efetivada a partir de janeiro de 2017. Desde então, vem atuando no acolhimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e que tenham seus direitos violados por negligência, abandono ou violência familiar.
O Eusébio foi um dos municípios pioneiros do Ceará na implantação do Família Acolhedora. Drieli Venâncio, psicóloga e coordenadora do Família Acolhedora de Eusébio, destaca sobre o serviço. "O serviço Família Acolhedora é diferente do acolhimento institucional, que é realizado em abrigos. Aqui no Família Acolhedora, a criança fica sob responsabilidade de uma família, por tempo determinado, recebendo afeto e cuidados de forma individualizada. Já no acolhimento institucional, o acolhido passa a ter um cuidado dividido com outras crianças em abrigos", destacou.
Para se candidatar como Família Acolhedora, a família precisa ser cadastrada, habilitada e acompanhada pela equipe técnica do Serviço. As crianças ficam sendo acompanhadas pela equipe técnica, formada por Drieli Venâncio, coordenadora, pela Psicóloga Natália Monteiro e por uma Assistente social que em breve comporá a equipe.
É importante que as famílias que queiram se candidatar para fazer parte do serviço, tenham consciência de que o acolhimento é temporário, por determinação judicial deve ser de até dois anos, com exceção de alguns casos mais complexos, até que os encaminhamentos de retorno a família de origem, para a família extensa (avós, tios, primos, etc) ou adoção, sejam efetivados.
As famílias podem buscar informações sobre como se cadastrar no serviço da seguinte forma: Comparecendo na sede do Serviço (Rua 3 de Maio, 285
- Centro) ou ligar para os telefones de contato (85)9245-0243 ou (85) 3305-8572) para marcar uma entrevista com a família.