Foto: Equipe NUCA (PME)
A Prefeitura de Eusébio, por meio da Vigilância Sanitária e do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), promoveu uma importante ação de conscientização sobre os riscos do uso de cigarro eletrônico (VAPE), reunindo mais de 70 participantes, entre adolescentes e professores, no evento realizado nesta sexta-feira (29) na sede do Instituto Tecnológico e Vocacional Avançado (ITEVA), no Parque Havaí.
Durante o encontro, os 12 adolescentes membros do NUCA e seus professores de referência tiveram a oportunidade de participar de dinâmicas, debates, vídeos e outras atividades educativas, com o objetivo de fortalecer as ações de prevenção e sensibilização sobre os perigos do uso do VAPE. A iniciativa, que envolveu escolas como Maria de Fátima (Centro), Evandro Ayres(Santo Antonio), Raul II (Jabuti), Raimundo Nonato (Cararu) e Eduardo Alves (Timbu), foi importante e contribuiu para a formação de um ambiente saudável e informativo sobre os impactos do uso desses dispositivos.
Adriana Bezerra, coordenadora da Vigilância Sanitária de Eusébio destaca que a ação é uma forma de inspirar outras cidades. "É fundamental promovermos ações de conscientização em diversas esferas e incentivar que outras cidades se juntem a nós nessa luta", destacou.
Makciel Castro, Assessor de Juventude e coordenador do NUCA de Eusébio, reforça a importância do protagonismo dos adolescentes no evento. "É gratificante ver os jovens assumindo o protagonismo de um debate tão relevante e necessário para o futuro deles", disse.
O evento contou com a colaboração do ITEVA, que recebeu a iniciativa de portas abertas. A receptividade e o excelente nível de participação foram destacados pelos organizadores, reforçando o compromisso de todos na luta contra o uso de substâncias nocivas à saúde. Com o apoio das escolas municipais participantes, a missão é expandir a conscientização, realizando atividades que envolvam toda a comunidade escolar.