
Foto: Internet
A Prefeitura de Eusébio, através da Controladoria Geral do Município de Eusébio, criou a ferramenta Controller com a finalidade de suprir lacunas estruturais no processo de controle interno, especialmente no que se refere à dispersão e assimetria de informações, à ausência de padronização e à atuação célere de dados da Controladoria junto às demais Secretarias. "Atualmente, grande parte das atividades de controle depende de solicitações informações por meio de planilhas manuais e conhecimento individual dos servidores, o que compromete a eficiência, a rastreabilidade, segurança e celeridade das devolutiva à CGM, bem como a tempestividade das análises em, especial, quanto se trata de prestação de contas", destaca Roberta Castro, Controladora-geral da Prefeitura de Eusébio.
Logo, visando evitar essas situações, a CGM-Eusébio vem desenvolvendo o sistema Controller - ressaltando que ainda está em fase de testes -, propondo a centralização das informações relevantes à gestão, no que tange ao controle, criando um ambiente forte, organizado e confiável sobre registro de dados, ações e responsabilidades dos agentes de controle, entre outras atividades de agentes públicos.
Dessa forma, a execução e monitoramento, com as demais unidades administrativas, promove melhoria na execução e monitoramento eficaz na mitigação de riscos de maneira contínua pela CGM. Além de possibilitar trabalhar com indicadores do município para acompanhar a saúde gerencial, sustentável e operacional do ente público.
Com a padronização dos fluxos de informação entre as secretarias e a Controladoria, com o mapeamento de processos e a implementação de sistema eletrônico processual, acredita-se que o Conttroller reduzirá a subjetividade na prestação de informações e divergências quando houver a necessidade de esclarecimento junto aos processos de gestão e de controle externo. "O Sistema Controller possibilita a identificação antecipada de inconsistências, padrões atípicos e recorrência de imprevistos, favorecendo uma atuação preventiva e orientativa às unidades administrativas municipais", destaca Carlos Andreas, assessor de Tecnologia da informação da Controladoria Geral de Eusébio.