A Prefeitura de Eusébio, por meio da Secretaria de Educação e do Departamento de Educação Física e Esporte (DEFE), realizou nesta quinta-feira (28) a abertura do 1º Seminário Paralímpico do Eusébio, promovido em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). O evento segue até esta sexta-feira (29), reunindo profissionais da educação, estudantes, representantes do esporte e da inclusão social em uma programação voltada ao fortalecimento das políticas inclusivas no município.O primeiro dia do seminário aconteceu no auditório da Secretaria de Educação de Eusébio e contou com palestras e debates sobre Síndrome de Down e Transtorno do Espectro Autista (TEA), abordando orientações e práticas voltadas à inclusão no ambiente escolar e esportivo. De acordo com o diretor do Departamento de Educação Física e Esporte (DEFE), André Lima, o evento representa um importante passo para ampliar o olhar sobre a inclusão dentro das escolas e das práticas esportivas no município."O seminário superou nossas expectativas neste primeiro dia. Tivemos uma participação muito positiva de profissionais da educação e do esporte, todos engajados em discutir práticas inclusivas e formas de garantir mais oportunidades para as pessoas com deficiência. Nosso objetivo é justamente fortalecer a inclusão através do esporte e da educação, promovendo conhecimento, troca de experiências e mais sensibilidade no atendimento aos nossos alunos", destacou André Limaverde.Durante o I Seminário Paralímpico de Eusébio, foram compartilhadas importantes orientações sobre o atendimento e acolhimento de pessoas com Síndrome de Down pela manhã e Transtorno do Espectro Autista (TEA) no período da tarde. O momento destacou a importância do respeito às individualidades, da comunicação clara, do acolhimento afetivo, da paciência e da inclusão em todos os espaços educacionais e esportivos. Também foi reforçada a necessidade de promover atividades adaptadas, ambientes acessíveis e práticas pedagógicas que valorizem as potencialidades de cada estudante.O seminário proporcionou um rico momento de troca de experiências, fortalecimento da inclusão e compartilhamento de saberes entre professores, profissionais da educação, esporte e atendimento especializado, reafirmando o compromisso do município de Eusébio com uma educação mais humana, inclusiva e transformadora.A programação será encerrada nesta sexta-feira (29), com atividades voltadas às modalidades paralímpicas. Os participantes acompanharão momentos teóricos e práticos sobre bocha, goalball e atletismo paralímpico, com atividades realizadas no auditório da Secretaria de Educação e no Ginásio Poliesportivo Joaquim Gregório dos Santos (Ginásio do Neusa).O seminário tem como proposta estimular a conscientização, a formação continuada dos profissionais e o desenvolvimento do esporte paralímpico no Eusébio, reforçando o compromisso da gestão municipal com uma educação cada vez mais inclusiva e acessível.
A Prefeitura de Eusébio, por meio da Secretaria de Educação e do Departamento de Educação Física e Esporte (DEFE), realizou nesta quinta-feira (28) a abertura do 1º Seminário Paralímpico do Eusébio, promovido em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). O evento segue até esta sexta-feira (29), reunindo profissionais da educação, estudantes, representantes do esporte e da inclusão social em uma programação voltada ao fortalecimento das políticas inclusivas no município.
O primeiro dia do seminário aconteceu no auditório da Secretaria de Educação de Eusébio e contou com palestras e debates sobre Síndrome de Down e Transtorno do Espectro Autista (TEA), abordando orientações e práticas voltadas à inclusão no ambiente escolar e esportivo. De acordo com o diretor do Departamento de Educação Física e Esporte (DEFE), André Lima, o evento representa um importante passo para ampliar o olhar sobre a inclusão dentro das escolas e das práticas esportivas no município.
"O seminário superou nossas expectativas neste primeiro dia. Tivemos uma participação muito positiva de profissionais da educação e do esporte, todos engajados em discutir práticas inclusivas e formas de garantir mais oportunidades para as pessoas com deficiência. Nosso objetivo é justamente fortalecer a inclusão através do esporte e da educação, promovendo conhecimento, troca de experiências e mais sensibilidade no atendimento aos nossos alunos", destacou André Limaverde.
Durante o I Seminário Paralímpico de Eusébio, foram compartilhadas importantes orientações sobre o atendimento e acolhimento de pessoas com Síndrome de Down pela manhã e Transtorno do Espectro Autista (TEA) no período da tarde. O momento destacou a importância do respeito às individualidades, da comunicação clara, do acolhimento afetivo, da paciência e da inclusão em todos os espaços educacionais e esportivos. Também foi reforçada a necessidade de promover atividades adaptadas, ambientes acessíveis e práticas pedagógicas que valorizem as potencialidades de cada estudante.
O seminário proporcionou um rico momento de troca de experiências, fortalecimento da inclusão e compartilhamento de saberes entre professores, profissionais da educação, esporte e atendimento especializado, reafirmando o compromisso do município de Eusébio com uma educação mais humana, inclusiva e transformadora.
A programação será encerrada nesta sexta-feira (29), com atividades voltadas às modalidades paralímpicas. Os participantes acompanharão momentos teóricos e práticos sobre bocha, goalball e atletismo paralímpico, com atividades realizadas no auditório da Secretaria de Educação e no Ginásio Poliesportivo Joaquim Gregório dos Santos (Ginásio do Neusa).
O seminário tem como proposta estimular a conscientização, a formação continuada dos profissionais e o desenvolvimento do esporte paralímpico no Eusébio, reforçando o compromisso da gestão municipal com uma educação cada vez mais inclusiva e acessível.