NOTÍCIAS

10 de agosto de 2026

Vigilância em Saúde promove atividade educativa com alunos da rede municipal de Eusébio

Estudantes participaram da Trilha da Saúde, iniciativa que utiliza atividades lúdicas para abordar temas de promoção e prevenção em saúde.

Por Comunicação 10/08/2026 #saúde
Os alunos do 5º ano da Escola Municipal Maria de Fátima Façanha, localizada no bairro Lagoinha, em Eusébio, participaram de uma ação educativa, no dia 6 de agosto, promovida pela Vigilância Sanitária. A atividade utilizou a Trilha da Saúde, um jogo educativo em formato de tabuleiro gigante que transforma informações sobre saúde em uma experiência dinâmica, participativa e divertida.

De acordo com o gerente da Vigilância Sanitária, Cristiano Bessa, a utilização de metodologias lúdicas contribui para aproximar os estudantes dos temas trabalhados e fortalecer o conhecimento sobre o papel da Vigilância Sanitária. "Foi muito positivo perceber o envolvimento das crianças. Elas participaram, fizeram perguntas e interagiram o tempo todo com nossos agentes. É exatamente esse o objetivo: aproximar a Vigilância Sanitária da comunidade desde a infância, mostrando que o setor não atua apenas na fiscalização, também, na orientação, prevenção e educação em saúde."

Durante a atividade, os estudantes responderam as perguntas, avançaram pelas casas do tabuleiro e testaram seus conhecimentos sobre diferentes temas relacionados à promoção e à prevenção em saúde. As orientações foram adaptadas à faixa etária dos participantes, com o objetivo de estimular, desde a infância, a adoção de hábitos saudáveis e a compreensão sobre atitudes que contribuem para a proteção da saúde individual e coletiva. 

A ação integra as atividades de educação em saúde desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde de Eusébio, por meio da Vigilância em Saúde, em parceria com a rede municipal de ensino. A proposta é utilizar estratégias educativas que aproximem os conteúdos de saúde da realidade das crianças, tornando o aprendizado mais acessível e significativo.

A atividade realizada na Escola Municipal Maria de Fátima Façanha faz parte da programação que levará a Trilha da Saúde aos estudantes do 5º ano de escolas municipais de Eusébio durante o mês de agosto. A iniciativa fortalece a integração entre as áreas de saúde e educação e contribui para a formação de crianças mais conscientes sobre o cuidado com a própria saúde e com a saúde coletiva.

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
logo
TIME BRASIL - ACÕES DE INTEGRIDADE PÚBLICA PARA ESTADOS E MUNICÍPIOSSelo UNICEF 2021-2024