NOTÍCIAS

18 de setembro de 2026

Semana Municipal da Pessoa com Deficiência 2026 acontece de 21 à 28 de setembro

A semana promove inclusão, protagonismo e geração de oportunidades no Eusébio.

Por Comunicação 18/09/2026 #inclusao
A Prefeitura de Eusébio realiza entre os dias 21 e 28 de setembro a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência 2026. Com o tema "Deficiência não define. Oportunidade transforma. Inclua nossa voz.", a programação reúne atividades voltadas à conscientização, valorização das potencialidades e promoção da inclusão social das pessoas com deficiência.

A iniciativa conta com a parceria do Núcleo de Atendimento Municipal Multidisciplinar Especializado (NAMME), da APAE Eusébio e de instituições parceiras, oferecendo momentos de integração, aprendizado, lazer e fortalecimento da autonomia dos participantes.

A abertura oficial acontece na próxima segunda-feira (22/09), às 8h30, no Centro Social da Primeira Infância (CESPIE), reunindo autoridades, profissionais da rede de atendimento, familiares e pessoas com deficiência para marcar o início das atividades.

Ao longo da semana, a programação contempla rodas de conversa, passeio educativo, atividades culturais e ações voltadas ao desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes. Entre os destaques estão o Show de Talentos e a IV Feira do Empreendedorismo Inclusivo, que serão realizados nos dias 24 e 25 de setembro, na Praça de Alimentação do Shopping Eusébio.

O Show de Talentos será realizado nos dias 24 e 25 de setembro, às 16 horas, na praça de alimentação do Shopping Eusébio. A ação tem como objetivo valorizar as habilidades artísticas e culturais das pessoas com deficiência, proporcionando um espaço para apresentações de música, dança, expressão corporal e outras manifestações de talento.

Também nos dias 24 e 25 de setembro, das 9h às 21h, o Shopping Eusébio receberá a IV Feira do Empreendedorismo Inclusivo, iniciativa que incentiva a autonomia financeira e a geração de oportunidades para pessoas com deficiência.

A feira reunirá expositores com produtos e serviços desenvolvidos por empreendedores inclusivos, criando um ambiente de negócios, troca de experiências e valorização do trabalho realizado por esses profissionais.

Além de fomentar a economia local, a ação reforça a importância da inclusão produtiva e da construção de uma sociedade mais acessível, onde todos tenham oportunidades de desenvolver seus talentos e conquistar independência.

Programação completa:

21/09 – Abertura da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência
Local: CESPIE
Horário: 8h30

22/09 – Roda de conversa com os alunos
 Tema: Superação
 Local: Cine Shopping Eusébio
 Horário: 8h30

23/09 – Passeio ao Zoológico
 Horário: 8h às 12h

24 e 25/09 – Show de Talentos
Local: Shopping Eusébio
Horário: 16h

24 e 25/09 – IV Feira do Empreendedorismo Inclusivo
 Local: Shopping Eusébio
 Horário: 9h às 21h

28/09 – Aula de campo em comemoração ao Dia Nacional do Surdo
 Local de Saída: NAMME
 Horário: 9h (saída) e 12h (retorno)

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito